A prefeitura de Belo Horizonte anunciou recuo nas medidas de flexibilização em meio à pandemia da Covid-19 e
retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados na capital. Um novo decreto será publicado hoje
terça-feira (14), com validade inicial até 31 de julho. Inicialmente, o item de segurança será exigido em unidades de saúde, shoppings e no transporte coletivo. Nas escolas, alunos e professores deverão também voltar a usar máscaras em locais fechados.

Nas áreas abertas, a regra fica a critério de cada instituição de ensino. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Cláudio Navarro, a cobertura vacinal em BH ainda não é suficiente, principalmente em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com a PBH, 33 das 842 salas de aula das redes pública e particular na capital mineira precisaram ser suspensas devido a surtos de covid-19. Em termos percentuais, isso significa que 3,9% do total das classes tiveram as atividades interrompidas.

Entre abril e maio, BH registrou aumento de 552% nos casos positivos para Covid-19 – ao mesmo tempo, a busca por testes mais que dobrou na capital. Segundo o último boletim epidemiológico publicado, datado de sexta-feira (10), só neste ano, mais de 90 mil pessoas foram infectadas pela doença, das quais 589 morreram.