A Prefeitura recebeu a notícia de identificação do primeiro caso da variante Delta em Esmeraldas. A informação foi reportada pela Secretaria Estadual de Saúde e a detecção da variante foi possível por intermédio da análise aleatória (genotipagem) de amostra laboratorial de paciente residente do município.

A variante Delta foi identificada pela primeira vez na Índia em dezembro de 2020 e, posteriormente, passou a ser reconhecida por outros países, incluindo o Brasil.

De acordo com os estudos realizados até o momento, essa variante é resultado de mutações no vírus da COVID-19 e apresenta maior potencial de transmissibilidade e predispõe as pessoas a maior risco de desenvolver a infecção quando comparada com as outras variantes já detectadas.

Sendo essa uma situação de alerta, a Prefeitura de Esmeraldas por meio da Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo à população para que as pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 voltem aos postos de vacinação na data programada e registrada no cartão para tomarem a segunda dose, já que os imunizantes só têm sua eficácia garantida depois da aplicação de duas doses no período recomendado pelos fabricantes.

Vale reforçar que as medidas de proteção e prevenção contra a doença, como evitar aglomerações, usar a máscara corretamente e realizar a higienização das mãos, continuam extremamente importantes e devem ser seguidas rigorosamente por todos nós.

Fonte: Prefeitura de Esmeraldas