Dr. Wanderson Lima – Colunista e advogado

No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado. Nessa mesma data, em 1827, foram criadas as primeiras faculdades de Direito no Brasil: uma na capital de São Paulo e outra em Olinda, Pernambuco.

Uma das principais funções do advogado é defender os direitos e interesses de seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. O atual sistema jurídico é extremamente complexo, envolvendo um gigantesco número de leis, decretos, resoluções, diferentes instâncias e atribuições, além de uma complicada distribuição de órgãos judiciais e extrajudiciais. Um advogado capacitado é o meio mais direto de acesso à justiça pelo cidadão.

Entretanto, a atuação do advogado vai muito além da representação legal em tribunais, envolvendo processos de direito de família, questões criminais, direito previdenciário, entre outros. O advogado exerce um papel fundamental na garantia dos direitos e na busca pela justiça social. Por meio de uma ação judicial conduzida por um advogado, políticos corruptos podem ser presos ou retirados do cargo; grandes empresas concessionárias de serviço público podem ser obrigadas a indenizar usuários do serviço público; pessoas carentes podem conseguir direito a uma cirurgia ou a um medicamento que não podem pagar.

Sendo assim, o advogado é indispensável à justiça, pois, em um Estado de Direito, todos estão sujeitos às mesmas leis e o advogado atua como fiscalizador da sua correta aplicação, garantindo que os direitos fundamentais sejam respeitados.