Um personagem ilustre nesse mês de dezembro, ganha muito destaque e é muito bem falado, de barriga rechonchuda, das vestes vermelhas, botas pretas e uma longa barba branca é uma das figuras que toma a cena durante as festividades para o Natal, claro ele o Papai Noel, como o bom velhinho mora no Polo Norte, é necessário o apoio de alguns ajudantes que se vestem de Papai Noel e levam a mágica do natal as crianças e adultos.

Claro que aqui em Esmeraldas, ele tem um grande aliado que há mais de 10 anos vem exercendo essa tarefa com muita excelência, estamos falando do nosso querido Ronaldo Rodrigues Garcia, morador do centro da cidade, nascido e criado em Esmeraldas, que nos conta como ele iniciou nessa tarefa ilustre de trazer a alegria a criançada e também aos adultos, que se divertem juntos em suas aparições final de ano.

JDE – Como iniciou essa história de se vestir de Papai Noel e isso já tem quantos anos?

RN – O Papai Noel surgiu por acaso num encontro entre minha amiga Claudinha de Ferrugem e eu na Praça Getúlio Vargas, quando no meio da nossa conversa ela me perguntou se eu não podia vestir de Papai Noel na escola dela, pedido aceito começamos juntos a procurar uma roupa de Papai Noel para o evento, no qual achamos com Dim Bikes e está comigo até hoje.

JDE – A cada ano, o que mais te motiva a se colocar à disposição para mais uma vez se tornar o Papai Noel?

RN – O que mais motiva é o sorriso e o abraço apertado das crianças quando veem o Papai Noel chegando, isso é muito gratificante.

JDE – Aonde normalmente você faz a alegria das crianças, é nas ruas de Esmeraldas ou é em alguma Instituição, explique?

RN – Eu me apresento em escolas, instituições, ruas, tudo serviço voluntário.

JDE – Como é o processo de preparação, você realiza durante o mês do natal ou tem toda uma preparação meses antes?

RN – o processo de preparação começa em novembro quando pego minhas roupas natalinas e verifico se precisa de algum conserto, e faço também minha agenda para o atendimento em dezembro.

JDE – Em sua caminhada, qual foi a história ou evento que mais te marcou, que você nunca esquece?

RN – Foi de um menino de Dumaville que queria conhecer o Papai Noel, e tudo estava dando errado para ele, montamos um esquema e fomos à casa dele de surpresa, foi muito emocionante, parecia coisa de televisão, todos ao redor choraram de emoção, e eu me emociono até hoje quando lembro dessa história.

“Queria agradecer a todos que confiam e acreditam no meu trabalho, pois esse estou fazendo há 10 anos de figura de Papai Noel, tentando atender a todos com meu jeito simples de ser, hoje não atendendo somente em Esmeraldas, estou rompendo fronteiras, atendendo em Contagem e Betim. Desejo a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo” finaliza Ronaldo Rodrigues Garcia.