Após anos de reclamações, usuários do transporte público metropolitano começam a ver a renovação da frota. Nesta segunda-feira (24), 24 novos ônibus foram entregues em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como parte de um amplo projeto que prevê a substituição de um terço dos veículos em circulação. O Governo de Minas Gerais, em parceria com as concessionárias, está investindo na modernização do transporte público. Ao todo, 850 novos ônibus devem ser incorporados até o fim do ano, sendo 600 adquiridos pelo Estado e 250 pelas empresas do setor.

“Sabará é a cidade com maior fluxo do transporte metropolitano, com mais de 10 mil pessoas utilizando o serviço diariamente. A renovação da frota traz mais segurança, agilidade e conforto para a população”, destacou o vice-governador Mateus Simões (Novo) em coletiva de imprensa. O investimento total na compra dos novos veículos é de R$ 382 milhões, recurso viabilizado por meio de um acordo entre o Estado, a Secretaria Nacional de Trânsito (Sentran), o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a Justiça. Segundo Simões, o repasse foi feito para compensar as perdas das empresas durante a pandemia, garantindo que o valor fosse destinado exclusivamente à renovação da frota.

EXPECTATIVA DA POPULAÇÃO

Moradores de Sabará comemoram a chegada dos novos veículos, mas seguem atentos à qualidade do serviço. A cuidadora de idosos Carla Monteiro Neves, de 54 anos, acompanha há décadas a situação do transporte coletivo na cidade e reforça que a cobrança por melhorias continuará. “Eu acompanho isso desde que o transporte coletivo chegou a Sabará, sempre cobrando dos governantes. Hoje, tive que vir ver esses novos ônibus. Mas vou continuar cobrando”, afirmou Carla. Apesar do alto custo da passagem – atualmente em R$ 8,10 –, o vice-governador garantiu que o investimento na frota não será repassado à população na forma de reajustes tarifários.