Trecho Esmeraldas-São José da Varginha começa a ser pavimentado; já ponte sobre o Rio Paraopeba e trecho Papagaios-Pompéu têm editais publicados. Investimento soma R$ 581 milhões.

O governador Romeu Zema autorizou nesta quinta-feira, 30 de junho, o início das obras de pavimentação do trecho Esmeraldas-São José da Varginha, na MG-060. Na mesma ocasião, foram anunciadas as publicações dos editais de licitação para o projeto da ponte sobre o Rio Paraopeba, em Papagaios e para a obra do trecho Papagaios-Pompéu, também na MG-060.

Outros três editais têm publicação prevista para ocorrer ao longo de 2022. Estas seis obras serão realizadas na região atingida pelo rompimento das barragens* da Vale, em Brumadinho, e custeadas via termo de reparação. Os investimentos somam R$ 581 milhões.

Os projetos foram selecionados pelos compromitentes do Acordo Judicial – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Estadual –, após a Consulta Popular realizada nos municípios atingidos da Bacia do Rio Paraopeba, em novembro de 2021. As seis obras rodoviárias foram propostas pelas comunidades e pelas prefeituras e foram amplamente priorizadas no processo consultivo, que contou com a participação de mais de 10 mil pessoas.

As ações anunciadas englobam:

A construção da ponte sobre o Rio Paraopeba, no município de Papagaios;
As pavimentações dos trechos:

1) Esmeraldas-São José da Varginha, na MG-060;
2) Papagaios-Pompéu, na MG-060;
3) MG-415 até a BR-040-Porto Novo, em Morada Nova de Minas;
4) Entroncamento na BR-040 – Distrito de São José do Buriti, da AMG-930;
5) Abaeté – Porto São Vicente, da LMG-762.