Iniciou no dia 12 de abril, a análise da qualidade da água do município de Ribeirão das Neves. Esta análise será realizada pelos técnicos da Vigilância Ambiental e fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e ocorrerá rotineiramente nas regiões sanitárias do município. O trabalho inicial consiste na coleta entre 8 e 9 amostras por semana, três vezes no mês, totalizando uma média aproximada de 21 amostras/mês, nos locais de grande concentração de pessoas como abrigos, escolas e unidades de saúde, onde a COPASA oferta a água. Em locais onde ainda não exista o atendimento da COPASA, os técnicos farão a coleta à medida que o trabalho for avançando.
A ação faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) e tem como objetivo garantir à população o acesso à água com qualidade compatível com o padrão de potabilidade. O procedimento é parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelecido na legislação vigente, através de portaria do Ministério da Saúde.
Para a realização do trabalho, os técnicos fazem a coleta de amostras para controle da água que sai diretamente das torneiras, possibilitando, em tempo oportuno, a identificação de eventos perigosos que possam interferir na qualidade da água disponível e, por consequência, situações de risco à saúde pública. É importante destacar que a identificação desses eventos em tempo oportuno permite a adoção de medidas junto aos responsáveis pelo abastecimento de água, para que adotem ações corretivas e medidas de controle nas instalações e nos procedimentos de operação e manutenção do sistema de abastecimento.
Deixar um comentário