Janaína Fonseca – jornalista e esteticista.
Em nossa primeira coluna sobre estética, saúde e bem-estar aqui no JDE, não poderia fugir a um dos temas mais apontados por médicos, esteticistas, nutricionistas, e muitas vezes ignorado – ou não levado tão a sério – pelas pessoas: a ingestão de água.
Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água. Sim! Está surpreso? A água é elemento fundamental para que o corpo realize bem todas as suas funções.
Ela é fundamental para o bom funcionamento do intestino, para que os rins façam a filtração das toxinas que chegam até eles pelo metabolismo celular, para que haja troca gasosa nos pulmões, ajuda no fluxo sanguíneo e evita formação de edemas (inchaço).
Para a pele, então, nem se fala! Sem uma boa hidratação de dentro para fora – ou seja, pela ingestão de água, preferencialmente – nossa pele vai ficando sem vida, sem brilho, sem elasticidade. Vocês já ouviram a expressão “maracujá dentro da gaveta”?
Muitas vezes usamos essa frase para se referir a alguém que está com a pele muito enrugada, com muitas marcas de expressão. Pois é isso o que acontece com nosso corpo e nossa pele se não tomarmos a quantidade adequada e suficiente de água: vamos murchando.
E o que seria a quantidade correta, adequada? Isso depende da idade, peso e estilo de vida – se é sedentário ou praticante de atividade física.
Mas tem um cálculo básico que vou te ensinar:
Multiplique seu peso (kg) por 35 Ex: 70 kg x 35 = 2.450
Isso quer dizer que você precisa tomar pelo menos 2,5 litros de água por dia para que seu corpo funcione bem. Se fizer isso, vai perceber que irá mais ao banheiro – e sua urina ficará mais clarinha -, terá mais disposição, menor risco de intestino preso ou muito irregular.
Até mesmo episódios de dor de cabeça podem diminuir. Isso acontece porque a água tira as toxinas que ficam no corpo após o metabolismo celular, ou seja, ela literalmente lava seu organismo, deixando-o mais limpo, mais leve, mais funcional. Em algumas semanas tomando mais água, você poderá perceber mais viço e saúde na pele.
Não adianta usar cosméticos de todos os tipos, gastar uma fortuna com produtos, se não fizer uma boa ingestão de água diariamente. O efeito deles não será sustentável. Ah, Jana, mas eu não sinto sede, por isso não lembro de tomar água. Mas não se deve esperar sentir sede para isso.
A sede já é um sinal de que seu organismo está desidratado, e que está clamando por mais líquido. Se você tem dificuldade em lembrar de beber água, vou te dar algumas dicas: – tenha sempre uma garrafinha ou um copo com água junto de você, leve-o para onde for; – toda vez que for ao banheiro fazer xixi, já volta e toma mais água: isso vai criar um hábito; – baixe um aplicativo que vai te ajudar a lembrar de tomar água.
Há várias opções nas lojas de app do seu celular. Busque como “Beba Água” e escolha um deles. Siga as orientações e tenha um “despertador” que vai ter alertar a cada 30 ou 40 minutos de beber água.
Beba água e tenha uma saúde melhor! Seu corpo vai te agradecer! Até a próxima, com bastante hidratação!
Deixar um comentário