No Dia Mundial do Meio Ambiente, ação visa promover a sustentabilidade na comunidade escolar

Na próxima segunda-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Criado em 1972, em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, a data serve para estimular a reflexão acerca dos problemas ambientais e da importância do cuidado com o meio ambiente. Pensando nisso, desde abril, o projeto chamado Programa de Educação e Cultura, realiza ações em algumas escolas públicas de Ribeirão das Neves, com foco no meio ambiente. O objetivo é fazer com que alunos e professores entrem em contato com pautas sobre sustentabilidade e, mais do que isso, sejam agentes que ajudem a propor soluções para os problemas ambientais da cidade.

Como surgiu a ideia na escola

Depois de algumas oficinas e diversas atividades em sala de aula, as professoras do ensino fundamental Tânia Justino (matemática), Juliana Ribeiro (português) e Giselle Costa (ciências), em conjunto com um grupo de alunos desenvolveram a ação “Ribeirão das Neves – Minha cidade, pertencimento ativo do micro ao macro”. Elas notaram que os alunos têm uma imagem negativa quando se fala em Ribeirão das Neves. “Quando a Hypofarma começou com esse trabalho aqui na escola, fomos percebendo que os alunos tinham muito pouco senso de pertencimento à cidade materna, foi assim que surgiu a ideia”, diz a professora Giselle.

O plantio de mudas de ipês e hibiscos pelos alunos, foi uma das formas encontradas pela equipe para gerar interesse no sentido de chamar atenção para a responsabilidade social e ambiental, despertando também o senso de fazer parte de um momento que ficará marcado na vida dos adolescentes. Voltado especialmente para os alunos do 9º ano, o trabalho faz-se fundamental por conta da saída desses alunos para outras escolas. “Nós pensamos nisso porquê um dia, quando eles retornarem à cidade, na vida adulta eles vão poder olhar para aquelas plantas e vão poder falar que eles fizeram parte desse momento”, comenta a Giselle.

O projeto conta também com um resgaste da história da escola, como forma de atrair os alunos para um zelo maior com o patrimônio público da cidade. O cuidado com o meio ambiente é pauta especial, pois, os alunos já começaram com a limpeza da Praça do Hospital São Judas Tadeu, como forma de valorizar o ambiente no entorno.

Apoio no desenvolvimento do projeto

A escola tem o apoio da NTICS projetos, empresa do Grupo Nest, que há mais de 20 anos realiza projetos ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Organizações das Nações Unidas. O Programa de Educação e Cultura contempla cerca de três mil alunos da rede pública de Ribeirão da Neves e tem patrocínio da Hypofarma.

Cronograma: 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Local: Escola Municipal Maria Vieira Barbosa; Praça do Hospital São Judas Tadeu
Rua Seicídio Jorge Ricardo, 86 – Bairro Santa Paula | Ribeirão das Neves, MG

Início

8h – Caminhada até o sinal (apitaço) com faixas e balões verdes.
(Rua: Ari Teixeira da Costa, ao lado da praça)

Na escola.

9h – Nesse horário irá acontecer o impacto ambiental (todas as turmas farão ao mesmo tempo uma atividade voltada ao meio ambiente.

9:00 às 9:20 Recreio

9:00 às 9:20 no momento do recreio será distribuído as sementes de girassol em saquinhos individuais com mensagens sobre o cuidado com o meio ambiente.

9h40 – Cerimônia do plantio

3 alunos de cada turma irão fazer parte do cerimonial de pertencimento que consiste em plantar as mudas.

10:00 às 11:00 Os alunos do 9 ano com a supervisão de um funcionário da escola irão plantar as mudas de hibisco e de ipê na escola o plantio acontecerá.

11:05 Agradecimentos e encerramento com a faixa sendo colocada na entrada da escola.

Fonte: Rejane Guimarães