Janaína Fonseca – Jornalista e esteticista.

Misture fubá e mel para fazer esfoliação facial e corporal. Passar mamão na pele é ótimo para tirar manchas. Comprar cosmético caro? Que nada, eu faço um monte de receitinhas em casa. Quem nunca ouviu alguma amiga, mãe, tia, sobrinha falar assim?

A propagação das receitas caseiras ganhou força com as redes sociais, principalmente o Instagram. O que não falta são blogueirinhas que apresentam “fórmulas mágicas” para cuidar da pele. Mas, cuidado! Como eu disse na coluna da última edição, nem tudo que é natural é saudável e seguro. As receitas caseiras podem esconder muitos riscos: queimaduras, irritação, manchas, aumento de acnes e reações alérgicas intensas, que exigem até mesmo intervenção médica.

Não é por ser fruta, verdura, legume ou um alimento simples que ele não possa oferecer perigos. O apelo, quase sempre, é pagar menos e trocar produtos industrializados pelos caseiros, que você tem em casa. Mas a grande maioria dessas indicações não tem estudo científico que comprove a eficácia ou que mostre os riscos.

Ah, Jana, mas a própria indústria de cosméticos usa alimentos como base para produtos, você pode me perguntar. Sim, muitas usam extratos de plantas, frutas, flores, raízes como ativos para os cremes, séruns, loções, xampus, condicionadores e máscaras. No entanto, esses produtos são longamente pesquisados, são analisadas a quantidade adequada, a forma de extração do ativo, são isoladas substâncias que possam gerar efeitos adversos, indicam como aplicar – alguns são diurnos, outros são noturnos, alguns não podem ter exposição ao sol.

Além disso, o ambiente de fabricação recebe cuidados sanitários para evitar contaminação dos produtos, o que não acontece na sua casa.

Sem contar, pessoal, que o que serve e dá resultado para uma pessoa pode não servir para outra. Pior, pode gerar uma intercorrência séria. Já vi pessoas que passaram mamão no rosto porque ficaram sabendo que ele ajuda a clarear a pele.

Ok, o mamão tem uma enzima chamada papaína com ação cicatrizantes, adstringente (reduz oleosidade) e clareadora. Mas usada da forma inadequada, pode provocar queimaduras na pele e piorar o quadro de melasma e manchas. O limão também é importante antioxidante (portanto, ajuda a prevenir o envelhecimento) e também tem capacidade clareadora.

No entanto, é um perigo sob a ação do sol. Quem nunca viu uma mão queimada por limão após se fazer um suco ou uma caipirinha e pegar sol na região? Chega a dar bolhas e provoca queimadura interna.

Veja produtos popularmente indicados, mas que podem gerar danos:

  • Pasta de dente contra espinhas: além de não ter o feito secativo que tanto propaga, pode causar queimaduras e irritações onde é aplicada.
  • Maionese para hidratar os cabelos: deixa os fios pesados, muito oleosos e opacos, sem brilho porque tem muita gordura industrializada.
  • Pó de café/açúcar/fubá para esfoliar: são pequenos cristais que apresentam pontas que podem machucar a pele, arranhar e, com essas lesões, provocar manchas
  • Coca-Cola para bronzear: meu Deus, essa é a loucura total! O líquido pode causar queimaduras até de segundo grau, provocando bolhas e manchas escuras a pele é o maior órgão do nosso corpo e danificá-la pode nos trazer muita dor de cabeça, sofrimento e gastos.

Ou seja, a economia com o uso de produtos caseiros pode ser um tiro que sai pela culatra. O mais indicado é beber muita água, se alimentar bem, fazer atividade física e cuidar da pele com a ajuda de um profissional capacitado, como uma esteticista ou dermatologista. Não se arrisque! Faça o melhor pela sua saúde! Até a próxima!

Acompanhe minhas redes sociais @estetica.janafonseca