Neste Dia do Professor, revelamos histórias que vão além das notas escolares. Por trás de cada avaliação, há um trabalho invisível de planejamento, dedicação emocional e intelectual dos professores. Muito além de números, essas notas refletem o esforço de quem não apenas ensina, mas também transforma vidas, com apoio fundamental das famílias. Esta reportagem traz depoimentos que mostram os desafios e a motivação de quem faz da educação uma missão diária.

Por trás de cada nota, há uma história de dedicação, empatia e desafios que poucos conhecem, mas que os professores vivem diariamente. A maioria dos brasileiros já se matriculou em algum curso ao longo da vida e, certamente, se preocupou com suas notas, já que delas depende a aprovação ou a reprovação, com impacto no seu presente e no seu futuro.

Neste mês em que comemoramos o Dia do Professor, convidamos você a refletir sobre o que realmente existe por trás das notas. Você pode se surpreender ao descobrir que, tanto quanto o aluno que aguarda ansiosamente o resultado, o professor também enfrenta momentos de tensão. De um lado está o aluno, de outro, o professor, mas essa não é uma batalha de forças. Não há vencidos nem vencedores a menos que o aluno aprenda. Do contrário, todos perdem.

Por trás de cada nota estão horas de planejamento e um esforço invisível, repleto de trabalho emocional e intelectual. Cada resultado é fruto de uma série de decisões pedagógicas que levam em consideração as necessidades individuais dos alunos e seu desenvolvimento integral. Além disso, os professores precisam lidar com as frustrações das notas baixas, ajudando os estudantes a superarem esses desafios e a ganharem confiança para novas etapas de aprendizado.

As notas são apenas o reflexo de um trabalho muito maior – um trabalho que transforma vidas, inspira futuros e não pode ser medido por números. Veja o que nos conta Patrícia Alvim, mãe de dois alunos matriculados em uma escola pública na região metropolitana de Belo Horizonte–MG:

A profissão docente é cheia de desafios e depende constantemente da parceria com as famílias para que os resultados possam ser alcançados. As mudanças na forma como as famílias educam seus filhos hoje trazem para os professores preocupações que não aparecem em livros acadêmicos, exigindo deles uma constante capacitação para lidar, antes de mais nada, com as pessoas. Como destaca Katty Oliveira Silva, Coordenadora Pedagógica na região metropolitana de Salvador–BA:

Indianara Cavalcanti, professora em Ribeirão das Neves–MG, que está na docência há muitos anos, fala sobre sua motivação apesar dos desafios visíveis e invisíveis da profissão. Quando perguntada sobre como se mantém motivada, ela responde:
“Antigamente, acreditava-se que para ser professor bastava ter o ‘dom’ de ensinar. Hoje, sabemos que a excelência na profissão só vem com capacitação contínua. Além disso, amar o que se faz é essencial. Pesquisar é meu lema para continuar melhorando e seguir motivada na profissão. ”


A jornada silenciosa e transformadora conduzida por professores que, dia após dia, dedicam-se a mais do que ensinar, mas a formar cidadãos, despertar sonhos e construir futuros. A educar e cuidar, numa jornada diária. Esse trabalho invisível, repleto de empatia e compromisso, molda não apenas o presente, mas também o amanhã.

Neste Dia do Professor, nossa homenagem vai além dos números: é um tributo ao esforço incansável de quem acredita no poder da educação. Que cada gesto de dedicação e cada momento de superação dentro das salas de aula seja reconhecido e valorizado. A todos os professores, o nosso mais profundo respeito e gratidão.

 

 

@lucimardesouza.educacao

• #PorTrasDasNotas
• #HomenagemAosProfessores
• #EducacaoComPaixao
• #DiaDosProfessores
• #ValorizeOProfessor