Enquanto a criançada só pensa em aproveitar as férias e se divertir nessa época do ano, os pais já estão com o pensamento em seus compromissos de início de ano, e a lista de material escolar é uma dessas preocupações.

Trouxemos algumas dicas para você economizar, apesar dos preços terem subido bastante segundo o levantamento do Mercado Mineiro indicou variações de até 435%.

  • Reaproveite itens – ainda que a lista de material escolar se renove todos os anos, não significa que todos os produtos devam ser efetivamente novos. Se você observar o material que seu filho utilizou no último ano, certamente encontrará diversos itens em bom estado
  • Evite levar os pequenos às compras – o ambiente de uma loja de materiais escolares costuma ser altamente atrativo para os pequenos. E, como é de se esperar, os produtos que mais chamam a atenção também costumam ser os mais caros. Muitas vezes, o alto valor se justifica apenas por terem estampas de personagens ou pela popularidade de determinada marca. Por isso, o melhor é não levá-los na hora de fazer a compra dos materiais. Assim, dá para ter mais tranquilidade ao escolher produtos que estejam mais em conta sem abrir mão da qualidade.
  • Defina um limite de gastos – Uma vez com a lista em mãos você deve planejar essa compra, fazer claro dentro do seu orçamento, o ideal é sempre fazer com antecedência, porém brasileiros que somos sempre deixamos para última hora.
  • Pesquise bastante – Uma outra dica é pesquisar bastante, pechinchar muito, pois todo ano as pesquisas mostram uma diferença expressiva de preços entre os comerciantes. Pesquise seja em lojas física ou pela internet e faça  ótimas compras com economia no seu bolso.
  • Observe o conteúdo da lista pois a itens que a escola não pode pedir – É importante lembrar que temos uma lei estadual que é a Lei 12.886/2013 que trata sobre esse assunto do material escolar, a lei determina que não pode conter material de uso coletivo como material de higiene e limpeza, a escola não pode exigir marca ou local especifico para efetuar a compra pois isso caracteriza venda casada e isso é proibido.
  • Compras pela internet – Uma outra dica interessante é o aumento das vendas pela internet pois muitos fornecedores migraram para essas plataformas deixando assim mais fácil a compra e falando em comparação de presos é uma boa concorrência, mas fique atento com os prazos de entrega e frete, isso para não ter dores de cabeça. Além de verificar a autenticidade da empresa para não cair em golpes.
  • Materiais importantes – Agora mais do que nunca é de extrema importância incluir no material escolar individual do seu filho(a) a compra de máscaras e frasco de álcool em gel, lembrando que sobre a máscara é sempre ter mais de uma.

Para finalizar, como estamos ainda em pandemia, muitas papelarias recebem a lista e já separam os materiais para sua comodidade, assim evitando aglomerações e mantendo você mais seguro para efetuar as compras.

Boas compras!