O que vimos recentemente, com o que aconteceu nas Lojas Americanas e outras por aí, acende uma luz no Mercado, não só para grandes tomadores de crédito e grandes investidores mas, para pequenos também. E os pequenos, em caso de revés, sofrem muito mais, não só pela falta de liquidez mas, também, pela dificuldade de obter uma solução mais vantajosa ou menos prejudicial, no Mercado Financeiro. A Recuperação Judicial só existe para grandes corporações. Como atuo no Mercado Financeiro, atendo clientes de todos os perfis, tamanhos e potenciais de investimento e obtenção de crédito, enxergo e apresento ao cliente soluções individualizadas e personalizadas, prezando sobretudo as necessidades reais do processo.

É preciso ter empatia e carinho com o que é dos outros! É imprescindível entender e conhecer a realidade do cliente e apresentar-lhe as soluções que melhor atendem às necessidades e expetativas dele. Também é necessário que o empresário entenda que não existe negócio sem gestão financeira e que tomar empréstimo ou buscar crédito não é brincadeira e, se necessário for, a RESPONSABILIDADE será a palavra de ordem. Mais importante do que, em uma necessidade ou estratégia de crescimento, recorrer ao Mercado tem que se ter um plano de ação para gerir os recursos obtidos. A inadimplência é um pecado que não se deve cometer e o alongamento da dívida só interessa à Instituição financeira, ainda que o devedor ache que o prazo estendido o salvará.

Ledo engano, a dívida só ficará mais cara. Em palavras simples e fáceis de entender, investe-se para ganhar e o crédito serve para resolver uma situação temporária e não se pode viver dele, criando a “ciranda da morte” do negócio. Portanto, cuidado com os conselhos de “especialistas” que só querem lucrar. Se o seu consultor ou gerente só se preocupa com o que o seu negócio pode gerar para ele, e não dá a mínima para a saúde financeira daquilo que é o seu sonho e sustento, você estará em “maus lençóis”. Livre-se dessa “figura nefasta” e busque quem agrega e tem empatia por aquilo que você construiu ou preza tanto.

Maurício Mendonça
Gestão, Marketing e Negócios
(31)98267-3896