Iniciativa busca financiamento e desenvolvimento para veículos independentes de comunicação

Marcos San Juan, um talentoso jornalista mineiro de 41 anos, tem conquistado reconhecimento e prestígio na área do jornalismo desde 2013, quando fundou o site Parks News. Com o intuito de promover a diversidade das culturas de rua, o veículo tornou-se tornou uma referência no segmento. Atualmente, Marcos San Juan é o criador e presidente do Jornal Digital Esmeraldas (JDE), um empreendimento que tem causado um grande impacto no município de Esmeraldas e em toda a região.

Prestes a completar seu segundo ano de atividade em 1º de junho, o JDE vem crescendo constantemente e se estabelecendo como uma fonte confiável de jornalismo sério, ético e transparente. O Jornal Digital Esmeraldas se destaca por ser multiplataforma, oferecendo uma edição mensal acessível através do Flip Boock, bem como um portal online alimentado com notícias e reportagens diárias. Essa abordagem permite que os leitores tenham acesso a informações atualizadas e relevantes sobre os acontecimentos locais, nacionais e internacionais.

O jornalista Marcos San Juan, enxergando as adversidades enfrentadas pelas mídias independentes, lança uma proposta ousada visando fortalecer e impulsionar esses veículos. Com a elaboração de um edital, denominado “Edital Jornalismo Independente San Juan”, onde será uma forma de busca de incentivo e apoio financeiro para as mídias independentes, permitindo que elas se desenvolvam e ampliem sua influência na sociedade.

As mídias independentes têm desempenhado um papel fundamental na pluralidade e diversidade da informação, levando ao público visões e perspectivas que muitas vezes são deixadas de lado pelos grandes conglomerados de comunicação. No entanto, enfrentam desafios financeiros significativos para se manterem. A construção do “Edital Jornalismo Independente San Juan” surge como uma resposta direta a essas dificuldades, buscando a captação de recursos financeiros para que essas mídias independentes possam investir em melhorias estruturais, expansão de equipe, capacitação profissional e tecnológica, além de promover o desenvolvimento de conteúdo de alta qualidade.

Marcos San Juan, reconhecido por sua trajetória no jornalismo independente e por seu compromisso com a busca da verdade, acredita que a iniciativa é crucial para garantir a continuidade e a relevância dessas mídias. Ele destaca que o papel do jornalismo independente é vital em uma sociedade democrática, pois proporciona uma visão mais abrangente dos acontecimentos e estimula o debate saudável. Dentro da proposta de construção deste edital, será proposto o funcionamento por meio de um processo seletivo criterioso, no qual as mídias independentes poderão submeter seus projetos para análise. Serão levados em consideração aspectos como impacto social, qualidade editorial, originalidade e potencial de crescimento. As mídias selecionadas receberão recursos financeiros para implementar as melhorias propostas em seus projetos.

Além do financiamento, dentro do “Edital Jornalismo Independente San Juan”, também será proposto a disponibilização de mentoria e suporte técnico aos veículos contemplados, visando fortalecer suas estruturas e promover o intercâmbio de conhecimentos entre as mídias independentes participantes. Marcos San Juan enfatiza que a proposta é abrir espaço para que vozes diversas sejam ouvidas e que a pluralidade seja valorizada. Ele convida outras mídias independentes a se unirem a essa iniciativa, fortalecendo o jornalismo independente como um todo.

A iniciativa de Marcos San Juan reflete a sua realidade e a importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea e a necessidade de criar condições favoráveis para o crescimento. Com o “Edital Jornalismo Independente San Juan”, o jornalista enfatiza que para que o projeto se torne uma realidade é necessário o apoio das mídias independentes, que vivem e entendem essa realidade, por isso seja um apoiador deste projeto e assine a Petição abaixo. 

Assinar Petição: www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/59275

Com isso em mente, gostaríamos de solicitar o apoio do Sindicato dos Jornalistas, da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), e dos órgãos governamentais responsáveis pela promoção da mídia e da comunicação, como o Ministério das Comunicações, para a criação de um edital intitulado: Edital de Jornalismo Independente San Juan.

O objetivo desse edital é fornecer recursos e incentivos para que as mídias locais e independentes possam expandir sua capacidade de reportagem, investir em tecnologia e construir uma estrutura de ponta. Reconhecemos que essas mídias muitas vezes enfrentam desafios financeiros e limitações de recursos, o que impacta diretamente sua capacidade de produzir um jornalismo com maior amplitude. Sem contar as dificuldades de conseguir um capital de investimento com os bancos, sendo assim, a criação do Edital será fundamental para sanar essas dificuldades.

O “Edital Jornalismo Independente San Juan” seria um edital anual que disponibilizaria recursos financeiros para projetos selecionados, levando em consideração critérios como inovação, impacto social, qualidade jornalística e viabilidade. Além disso, o edital poderia oferecer suporte técnico e capacitação para os jornalistas e equipes selecionadas, nas categorias, Jornal Digital, Jornal impresso, Rádio FM, Web Rádio, Podcasts e Web TV.

Acreditamos que essa iniciativa poderia impulsionar o jornalismo independente em nosso país, ampliando a diversidade de vozes e perspectivas na mídia, fortalecendo a democracia e permitindo que histórias relevantes e locais sejam contadas de forma mais abrangente.

Solicitamos o apoio do Sindicato dos Jornalistas, da FENAJ, da ABRAJI e do Ministério das Comunicações, para viabilizar essa proposta e torná-la uma realidade. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença na vida dos jornalistas independentes e na qualidade do jornalismo como um todo.