O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) anunciou que a categoria promete greve dos ônibus de BH na próxima segunda-feira, 16 de janeiro, terá início às 0h da segunda e não tem previsão de término.

Conforme o STTRBH, o sistema de transporte coletivo por ônibus será paralisado no intuito de chamar a atenção da sociedade, do poder concedente e das demais autoridades quanto a intransigência dos empresários que, entre outras coisas, querem submeter aos trabalhadores de BH um salário inferior ao que é praticado nas cidades da região metropolitana, em 26 de dezembro, o STTRBH já tinha convocado a greve, entretanto, acatando uma determinação do Tribunal de Justiça, o movimento foi suspenso para uma nova tentativa de negociação. Porém, o SETRA-BH não avançou nas discussões e praticamente decretou o impasse.

A categoria reivindica avanços em pontos como o retorno do ticket de alimentação nas férias, mudança no intervalo e reajuste com ganho real.

O acordo já foi fechado na região metropolitana com um índice de 8,2%, mas o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) oferece 7,19% aos profissionais da capital. Isso significaria que o motorista de Belo Horizonte receberia menos que os trabalhadores das cidades vizinhas.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apelou para que os sindicatos patronal e laboral cheguem a um acordo nas negociações. Segundo o Executivo Municipal, o atual contrato com as concessionárias prevê que as empresas têm responsabilidade exclusiva na negociação com os funcionários.
A PBH ainda afirma que o índice de 8,2% de reajuste reivindicado pelos trabalhadores será considerado no equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado com as concessionárias.