Celebrar a importância do papel paterno na vida familiar é algo que ocorre há mais de quatro mil anos.
O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Os desejos de vida longa e saúde para os pais perpetuaram-se por diversas civilizações, a princípio de maneira informal.

No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto, no entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto e assim permanece até hoje.

O Jornal Digital Esmeraldas quer compartilhar com vocês relatos neste dia dos Pais.

     Pedro Henrique e a pequena Laura 

Pedro Henrique da Silva, morador de Esmeraldas, compartilhou sobre a realização e satisfação de ser PAI.

“Meu segundo Dia dos Pais, eu e minha esposa Leandra Lorena somos os pais da Laura Liz, nossa princesa Laurinha, sinto que este ano posso realmente curtir e entender o significado de ser Pai, levando em conta que meu primeiro dia dos pais minha filha tinha apenas 24 dias de nascida, e a experiência vem sendo mágica para mim, cada momento passando com minha filha e minha família vem sendo únicos, a satisfação de poder estar presente em cada momento de aprendizagem de minha filha e o que me motiva todos os dias, antes de ter a Laura em minha vida eu tinha uma concepção sobre a figura pai, hoje minha concepção é outra, vista que a cada dia não só a Laura esta aprendendo algo novo, mais eu também estou aprendendo muito com cada novidade em nossas vidas. Sinto uma felicidade que só obtive após o nascimento de minha filha, eu e minha esposa nos doamos por completo para que possamos educar nossa filha da melhor maneira possível, por isso agradeço muito por tê-las ao meu lado.
Pra finalizar eu gostaria apenas de agradecer a Deus e minha família que sempre estarem presentes em nossas vidas, nos apoiando e nos ensinando sempre. Desejo a todos os pais que estão lendo este breve compartilhamento de experiência, um excelente dia dos Pais com  os seus filhos e familiares presentes.” finalizou Pedro Henrique

   Pedro, a filha Laura e esposa Leandra

 

       Marcos San Juan e seus filhos                              Junior e João Vitor

Marcos San Juan idealizador do Jornal Digital Esmeraldas é pai do Marcos Júnior de 14 anos e do João Vitor de 12 anos, mantem um relacionamento de dedicação, amizade e princípios, acredita na importância de resgatar valores que foi ensinado em sua infância, ressalta também um texto bíblico que diz:

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Êxodo 20.12.

Acredita na grande importância do papel paterno na criação dos filhos, e que grande responsabilidade é ser PAI, principalmente nos dias de hoje, a atuação de um PAI nunca termina, mais a maior conquista é ver seus filhos se tornarem pessoas respeitosas, trabalhadores e com honra.

Uma frase que Marcos utiliza como PAI é : “Meus pais andaram, nós corremos e nossos filhos irão voar.”

Muitos infelizmente não irão comemorar está data por terem perdido seus pais por alguma fatalidade, mais queremos deixar aqui a seguinte reflexão, o pai existiu e ainda existe nas boas lembranças, nos momentos divertidos, nos momentos difíceis também, que essa data seja para celebrar a grande pessoa que o PAI foi, para celebrar os ensinamentos que ele deixou, os bons exemplos e que essas lembranças possam pairar como uma brisa leve por onde seus filhos andarem.

Há se caso seu “pai” nunca esteve presente, ou não foi o pai que gostaria que ele tivesse sido, seja você o que PAI incrível que você não teve e comemore esse dia sendo seu.

Finalizou o texto Lidiane San Juan, e deixo aqui um FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS!

Foto da Família do Pedro: Carol Lopes