Valéria Flores – jornalista e editora.

A plataforma Google acaba de lançar o “Relatório de Transparência de Anúncios Políticos”, ferramenta que permite a visualização e o acesso aos nomes de quem paga por propaganda política em plataformas como o YouTube e sites que usam o AdSense. O serviço prestado à população brasileira, é resultado de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TSE).

A ferramenta mostra ainda anúncios que mencionam partidos políticos e candidatos a cargos federais no Brasil. Lembrando que as propagandas eleitorais são disponíveis desde 17 de novembro de 2021 – data em que o Google mudou suas regras sobre conteúdo político e passou a exigir a verificação dos anunciantes com interesse em campanhas políticas.

A plataforma permite a busca de anúncios em diferentes formatos (gráfico; texto; e vídeo), localizações, horários e anunciantes.

O relatório possibilita ainda o acesso ao valor investido e ao número de exibições. “Queremos que os anúncios exibidos sejam transparentes e acessíveis para que vozes diversas possam debater questões importantes abertamente”, garante a empresa, em comunicado.