Jonathan Guedes – Colunista
Nesta edição especial do Jornal Digital Esmeraldas o tema é o Natal. Na idade média o que não faltava na ceia de Natal, era cabeça de porco assada, hoje pode-se dizer que estamos bem servidos com a suculenta carne de peru. Em 1647, Oliver Crowell (foi um militar, ditador inglês e líder da Revolução Puritana que ocorreu na Inglaterra e substituiu a Monarquia por uma República), proibiu a celebração do Natal, pois para ele festas e religião não combinavam, e quem fosse pego era preso. Já o nosso personagem Papai Noel, foi inspirado em São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo, um arcebispo.
E as meias na lareira? Segundo a lenda, três garotas pobres passavam por necessidades e não tinham como arcar com seus dotes, exigidos na época quando se pretendia casar, então São Nicolau (ou simplesmente Papai Noel) percebeu a situação e, pela chaminé da casa, depositou moedas de ouro em cada uma das meias das meninas enquanto secavam na lareira.
E você sabia que as bolas natalinas surgiram em substituição aos antigos enfeites de Natal que eram feitos por pedras e maçãs! Uma grande curiosidade é que a roupa do Papai Noel era representada por cor marrom ou verde-escuro, e era roupa de inverno, só que em 1931 a Coca-Cola realizou uma campanha publicitária com o figurino diferente, com as cores do refrigerante feito por Thomaz Nast. A campanha fez tanto sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
O natal é o momento em que as famílias se reúnem e celebram, época de festas, nascimento de Cristo. O importante é fazer o bem.
“Eu, Jonathan Guedes, com toda a equipe do jornal, desejamos um feliz natal e próspero ano novo para você e sua família”. Boas festas!
Especial Fim de Ano!
Afinal réveillon ou ano novo? Réveillon tem origem na palavra francesa reveiller, que significa acordar, alguns povos acreditam que se passar a virada dormindo, faz com que você passe o resto do ano dormindo, então metaforicamente é melhor passar acordado. E porque de tantos fogos? Exatamente para se manter acordado, esse o símbolo também dos fogos.
Os povos judeus, chineses e japoneses geralmente comemoram fora de época, a outros povos também como islâmicos, etc. Alguns dos nossos costumes na virada tem a ver com os costumes africanos, como passar vestido de branco, fazer pedidos e outros.
Uma curiosidade, você sabia que o mês de janeiro possui o nome de um deus em homenagem ao deus Janus, que em latim quer dizer “porta”. Esse deus tem duas faces, uma virada para trás e outra para frente, passando a mensagem de abertura de novos tempos.
“O ano que vem eu prometo…”! São costumes dos povos babilônicos que faziam isso a mais de quatro mil anos atrás, só que as promessas eram bem diferentes das nossas, assim que acabam as festas eles devolviam equipamentos agrícolas emprestados por amigos. Mais é bem difícil imaginar um babilônico dizendo em 1369 a.C. “prometo deixa de ser trouxa”.
Então caro leitor, mais um ano chega ao fim e mais um ano se inicia e desejamos a você um Feliz Ano Novo, um 2023 maravilhoso e que você possa realizar seus sonhos neste ano e compartilhar conosco da redação! Espero que tenha gostado.
Venha fazer seu orçamento com a Requints Cocktails – (31) 99345-7205 e realizar seu evento empresarial, 15 anos, infantil, formaturas e eventos em geral.
Buffet completo em promoção, barteders profissionais e decoração exclusiva.
Deixar um comentário