Daniela Maria – Colunista, Iridologista, Coach Emocional

Caro leitor do JDE, como está gerenciando sua comunicação?

Mente e corpo estão ligados e formam um único sistema e a conexão entre minha comunicação externa e interna forma o meu estado, ou seja, a nossa comunicação está diretamente ligada aos nossos resultados de vida.

A sua comunicação tem o poder para alterar o estado emocional e as crenças de outras pessoas. E para início de conversa vamos falar de comunicação interna.

“ … tudo que é verdadeiro, tudo que respeitável, tudo que é justo, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4.8)

Por que gerenciar minha comunicação interna?

Todos os pensamentos liberam substâncias químicas no cérebro. Concentrar-se em pensamentos negativos efetivamente enfraquece o cérebro, reduz seu vigor positivo e seu ritmo e pode ir tão longe a ponto de obscurecer a habilidade de funcionamento de seu cérebro, provocando até depressão. No polo oposto, ter pensamentos positivos, felizes, esperançosos, otimistas e alegres diminui o nível de cortisona e produz serotonina, criando uma sensação de bem-estar. Isso auxilia seu cérebro a funcionar a capacidade plena, pensamentos felizes e positivos, em geral, dão apoio ao desenvolvimento do cérebro, assim como a geração e ao reforço de novas sinapses, em especial em seu córtex pré-frontal.

“… tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” Provérbios 4:23

Uma pessoa com alto Q.E (Quociente de inteligência emocional) consegue comunicar-se eficazmente, solucionar problemas, resolver conflitos e permanecer motivada. O Dr. Omar Souki, PHD em comunicação e autor de diversos livros, explica a inteligência emocional assim: “ao conquistar cada uma das habilidades emocionais você adquire o poder de transformar seus negócios e sua vida. Essas habilidades são: identifique suas emoções, gerencie suas emoções, motive-se para a ação, identifique as emoções dos outros e gerencie seus relacionamentos”.

Para ter alto Q.E é preciso dominar algumas habilidades, autoconhecimento, autogerenciamento, consciência social, gestão de relacionamentos, motivação e empatia. 

Leia bons livros, cuidado que ouve e assisti, na maioria das vezes proporcionando pensamentos negativos, e até mesmo destrutivos, limitantes, são os ressentimentos consigo e com os outros, se necessário busque ajuda, se livre desse sentimento. Para gerenciar suas emoções, treine a trazer um equilíbrio dos dois hemisférios cerebrais, emoção e razão. 

Vou ficando por aqui, e desejo a você muito sucesso nesse novo ano que se inicia.

Gratidão e até a próxima edição.