Sabemos que o mercado da tecnologia vem cada dia mais evoluindo e sempre com novidades estamos antenado em uma nova era na internet e no mundo virtual, que promete revolucionar o que estamos acostumados a ver.

Nosso jornalismo entrou em contato com o Denílson Saltoris, CEO da empresa ArteApplicativa (Empresa voltada a adequação de fluxos multimídias e desenvolvimento de soluções em realidades estendidas para o mercado em geral), especialista em gerenciamento de cor e fluxo de imagens multimídias (vídeos, animações, 3D e2D).

Acompanho a evolução do mercado de computação imersiva há alguns anos (desde 2012) e definitivamente o cenário atual é, para mim, o melhor em termos de recursos disponíveis no Brasil para uma expansão imensa nas áreas beneficiadas (entretenimento, educacional, marketing, varejo, indústria, medicina, ou seja, todos os mercados podem ser atendidos) pelas realidades estendidas. Ainda mais com a implantação do 5G, embora com 4G o desempenho das realidades estendidas já é extremamente satisfatório, porém o 5G trará uma qualidade de resolução para as imagens e o hiper-realismo fará das realidades estendidas uma sensação real ao cérebro de estar vivendo a experiência proposta.

As gigantes do setor como Apple, Samsung, Meta(Facebook), Google, Microsoft, já definiram que os investimentos nas tecnologias envolvidas para que se possa explorar o potencial deste mercado são prioridades tanto em hardware como em sistemas operacionais, apps, softwares e devices que dêem alternativas para o público usufruir das novas experiências de forma orgânica e confortável e que o hábito do uso se torne fluído ao longo dos próximos ciclos de atualizações de versões.

Hoje podemos visualizar a implantação da tecnologia 5G; a exigência por parte das empresas de desenvolvimento de sistemas para que a indústria produza, como padrão de fábrica, celulares com filtros e recursos necessários para o funcionamento de todo o potencial das realidades estendidas e que novos componentes sejam desenvolvidos no intuito de aumentar as possibilidades para tais tecnologias; novos devices como SmartWatch, SmartGlasses, já fazendo parte da realidade, embora o segundo exemplo ainda tenha preço proibitivo à maioria dos usuários, porém intensamente usados em indústrias e em atividades profissionais em conjunto com IOT (Internet Of Things, ou internet das coisas) e AI (Artificial Intelligence). Tudo isto nos dando uma ótima amostra de como os benefícios da computação imersiva já existem e serão imensamente ampliados.

Flávio Huguenin também que um dos idealizadores da empresa, graduado em Analise de Sistema. Com mais de 15 anos de experiência em TI, atuando no setor público e privado aplicando seus conhecimentos à universidades, grandes empresas privadas e startups, desenvolvedor Full Stack Web, Desktop e Mobile , sempre atualizado com o mercado e trazendo inovações e melhorias tecnológicas constantes e tangíveis. Além da ampla experiência
em Tecnologias diversas como informática industrial e robótica, gestão de negócios e processos.

O mundo caminha de forma irremediável para tecnologias cada vez mais interativas, porém um novo universo se apresenta com a direção já indicada por gigantes das áreas de tecnologia como Apple, Google, Samsung e Facebook (Agora chamado de Meta): A Imersão.

Trata-se de simular de forma extremamente real em ambientes físicos ou virtuais através de devices como óculos específicos para realidade aumentada/virtual/mistas(usam celular) ou smartglasses(dispensam uso de celular), celulares e tablets, objetos ou informações digitais para entretenimento, relacionamento social, marketing e etc.

Porém a proposta será de ter recursos cada vez mais completos com simulações de sensações táteis, visuais e auditivas, levando o usuário a estar em uma verdadeira Matrix onde a experiência de realismo levará o cérebro a imergir nesta realidade intensamente. Veja alguns exemplos:

Com o advento do 5G (novo padrão de tecnologia que aumentará a velocidade da internet dos atuais limites máximos de 300 Mbps ou 300 milhões de bits por segundo, para 10Gbps ou 10 Bilhões de bits por segundo) a integração entre imersão na internet, mais a tecnologia já existente de IOT (internet Of Things) e a AI (Artificial Intelligence) atingirão total possibilidades, inclusive, de uma nova relação entre pessoas e “objetos inteligentes”.

As ferramentas já existentes e as em desenvolvimentos serão indispensáveis para as instituições que pretendem ter diferencial em seus serviços e produtos, acompanhando ou se antecipando a esta realidade que está por vir nos próximos meses, pois a imersão através das Realidades Estendidas trarão experiências que poderão ser disponibilizadas aos clientes destas de forma muito mais completa e eficiente seja na área de marketing, entretenimento, ensino, varejo, agro negócio ou indústria em geral.

Com o 5G, imagens de altíssima definição se tornarão padrão e isso trará extremo realismo a simulações de objetos 3D em ambientes virtuais ou físicos.

Áudios em 4D que dão a ilusão de movimentação do som em 360 graus ao redor do ouvinte, como se estivesse rodeando ou passando por cima de sua cabeça, serão comuns de serem utilizados.

Imagine com este nível de realismo e através da imersão das redes sociais você poder de forma virtual manusear produtos e senti-los em suas mãos, ver-se como um avatar exatamente com sua aparência, ou não, circulando em ambiente virtual, encontrando pessoas e lugares, jogando, estudando e inúmeras outras possibilidades a serem propostas com foco em entretenimento, marketing, relacionamento, ou tudo mais que se imaginar…

Embora dependa de desenvolvimento de objetos inteligentes para interagirem com estas tecnologias, o ambiente será propício a se aumentar a interatividade do que hoje já se produz em termos de IOT e AI.

Casas inteligentes, carros inteligentes e objetos inteligentes comandados a virtualmente e à distância de um continente, por exemplo, porém com sua supervisão e como se você os tivesse tocando. Isso se estende a máquinas e trabalhadores.

Haverá uma nova geração de usuários e clientes que se habituarão a um mundo virtual misturando sensações físicas reais com experiências digitais de forma intensa.

Os sites como conhecemos hoje não serão mais suficientes para comunicar-se com os internautas.

As redes sociais e a internet não serão mais como antes… Ou, provavelmente, nada será….