Ações contemplarão saúde da mulher, saúde da criança e segurança do paciente

A Prefeitura de Betim, em parceria com a PUC Minas Betim, está implantando na rede SUS três projetos aprovados pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde. Os projetos, que serão desenvolvidos na Atenção Primária à Saúde e no Hospital Regional (HPRB), terão como temas: Segurança do Paciente e Notificação de Incidentes, Amamenta Alimenta Betim! e Promoção do Cuidado Integral à Gestante e à Puérpera.

O PET Saúde contribui para a integração entre as atividades de ensino, o serviço de assistência e a comunidade. Promove, no exercício da assistência, o conhecimento de profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação de diversas áreas da saúde.

O programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

Implantar as ações pertinentes a cada um dos três eixos do PET- Saúde 2022 será uma jornada rica de aprendizados, que resultará no fortalecimento da educação pelo trabalho em saúde. De forma mútua, ganham os universitários em formação − com a construção de conhecimentos técnicos e humanos −, os serviços de assistência da Rede SUS Betim − com a otimização de processos e técnicas de trabalho − e a população local, com a melhoria do atendimento,” afirmou a coordenadora do PET Saúde em Betim, Tânia Resende.

A aproximação entre serviço e ensino são propulsores para uma formação crítica e reflexiva dos alunos, que terão um crescimento como futuros profissionais de saúde. Para os docentes, a atuação no projeto enriquece o conhecimento, possibilitando a extensão de produções acadêmicas científicas para o serviço de saúde do município. Já para a rede de saúde e seus profissionais, a integração ensino-serviço traz o pensar acadêmico-cientifico para dentro das unidades, sendo apoio para as ações de gestão e as assistenciais e melhorando assim o serviço prestado à comunidade”, destaca.