Com o resultado, atletas se classificaram para o Campeonato Brasileiro com uma rodada de antecedência.

Alunos de taekwondo do programa Viva o Esporte – parceria entre a Prefeitura de Betim e o Instituto Ramacrisna – conquistaram o título individual do Campeonato Mineiro de Taekwondo e já se classificaram, com uma rodada de antecedência do fim da competição, para o Campeonato Brasileiro da modalidade. Os triunfos vieram com os resultados da segunda etapa da competição estadual, realizada em Mariana, no último fim de semana, dias 22 e 23 de abril.

Depois de já terem conquistado o ouro na primeira fase, os atletas Rafael Henrique, Ana Júlia e Fernanda Adrielly repetiram o feito e faturaram, novamente, o primeiro lugar. Com isso, eles garantiram o título Mineiro nas respectivas categorias e, também, a classificação antecipada para o Brasileiro de Taekwondo, que deve ser disputado em agosto. Ao todo, 11 atletas representaram o programa Viva o Esporte na competição. Além dos campeões, que conquistaram o pódio nas duas fases consecutivas, outros alunos também garantiram medalhas para a cidade nessa segunda etapa do estadual. Foram, ao todo, sete ouros e três pratas. Confira os resultados abaixo.

Para o treinador e mestre de taekwondo do programa Viva o Esporte, Ralph Eufrásio, o momento é de comemorar os resultados. “Estou muito feliz com as conquistas! Por trás desse grande resultado existe um trabalho árduo de uma grande equipe multidisciplinar que trabalha noite e dia. Fomos muito produtivos na competição, pois, com  11 atletas, trouxemos dez medalhas para Betim. Isso é muito importante para elevar a confiança dos alunos que ainda buscam a classificação para o Campeonato Brasileiro de 2023”, destaca Ralph.

O Campeonato Mineiro termina em maio, com a terceira etapa, que será realizada na cidade vizinha de Igarapé. Ao fim da competição, os campeões e os atletas que alcançarem o segundo lugar serão selecionados para disputar o Campeonato Brasileiro de Taekwondo.

Vale ressaltar que os alunos do Viva o Esporte que conquistaram ouro nessa segunda fase também podem fazer parte do grupo de campeões. Isso porque, no Mineiro, os atletas que faturam duas das três etapas conquistam o título individual. “Agora é seguir trabalhando duro, manter a mente focada e torcer. O foco é o Brasileiro”, finaliza Ralph Eufrásio.

Confira os resultados do Viva o Esporte na  2ª etapa do Mineiro:

Categoria Adulto

Amanda Stefany, na categoria de até 62 kg, medalha de prata.
Hygor Caetano, na categoria de até 68 kg, medalha de prata

Categoria Sub-21

Clauder Gomes, na categoria de até 58 kg, medalha de ouro
Maria Fernanda, na categoria de até 53 kg, medalha de ouro

Categoria Juvenil

Fernanda Adrielly, na categoria de até 62 kg, medalha de ouro (campeã)
Bianca Rafaelly, na categoria de até 59 kg, medalha de ouro
Ana Julia, categoria poomsae, medalha de ouro (campeã)
Victor Tadeu, na categoria de até 45 kg, medalha de prata

Categoria Cadete

Rafael Henrique, na categoria de até 53 kg, medalha de ouro (campeão)
Pedro Yago, na categoria de até 57 kg, medalha de ouro
Pedro Costa, na categoria de até 65 kg, não medalhou nessa etapa