Cláudia Zanol – Professora
É de fundamental importância falarmos sobre esses dois temas; a leitura e a escrita, sendo ambos, tão indispensáveis para o ser humano. Através do ato de ler o individuo adquire o direito à informação amplia sua visão de mundo e como consequência amplia suas ideias e a capacidade de refletir em relação ao texto lido e fazer novas inferências. O leitor passa a ressignificar seu ponto de vista e estabelece uma compreensão maior com outras formas de leituras, além de aumentar significativamente o seu vocabulário.
A Leitura estimula o raciocínio, desenvolve o pensamento crítico, e acreditem, estimula a capacidade de concentração e como consequência, transforma o ato de escrever, “As palavras são como isca, que depois de pescadas torna-se matéria viva.” Clarice Lispector,1988. Ao escrever desenvolvemos nosso jeito próprio de expor nossas ideias, com isso, aumentamos nosso potencial para encontrarmos novas palavras e novas formas de nos expressarmos, pois sempre quando escrevemos deixamos a nossa marca pessoal, as diversas leituras que fazemos do mundo e a maneira como projetamos e expressamos é o que irá nos definir como leitores, pois linguagem e realidade se prendem dinamicamente.
Além disso, desenvolvemos a partir desse momento, o nosso jeito próprio de expor nossas ideias, com isso, aumentamos o nosso potencial para encontrar novas palavras, ampliando o vocabulário e criando formas mais elaboradas de nos comunicarmos. A escrita não é estática, ela é dinâmica e processual.
Quando escrevemos, por exemplo, uma redação, provocamos um estímulo ao raciocínio e a nossa habilidade de expressarmos, isso também, será importante para que a mensagem chegue de forma clara e precisa. Além disso, saber escrever corretamente está associado ao ato que o antecede, que é mais uma habilidade comum de todo indivíduo.
Então quais os segredos de escrever bem?
Podemos pontuar algumas habilidades:
- Leia muito;
- Tenha um caderno de anotações;
- Pratique a escrita diariamente;
- Estude a Língua Portuguesa;
- Faça resumos;
- Copie textos;
- Evite repetições de palavras;
- Prepare playlists inspiradoras;
- Pense no objetivo do texto
- Pesquise boas referências sobre o assunto;
- Monte uma estrutura para o seu texto;
- Mantenha a coesão e a Coerência;
- Use citações, sinônimos, analogias;
- Escolha argumentos sólidos.
Por fim, seja um leitor assíduo, exercite suas habilidades linguísticas e atualize-se. O ato de escrever é uma atividade cotidiana, desde um simples bilhete a uma prova de concurso, por isso, devemos dar importância à leitura e a escrita.
“Escrevemos porque não queremos morrer. É esta a razão profunda do ato de escrever.” José Saramago (1988-2010). Portanto, sendo a redação um ato de escrever e um processo dinâmico, devemos sempre exercitar essa prática, aprimorando nosso repertório linguístico e nos atualizando cada vez mais.
Deixar um comentário