Dr. Wanderson Lima – Colunista e advogado

A cada dia, se torna mais comum o uso de aparelhos celulares e computadores para se fazer compras ou operações bancárias. Entretanto, esse crescimento do uso de dispositivos eletrônicos também aumentou o número de golpes na internet. São chamados de crimes cibernéticos todos os delitos praticados pela rede mundial de computadores ou por qualquer sistema informático.

Entre os crimes cibernéticos, os mais comuns são a fraude bancária e o estelionato praticado por meio de um site falso na internet. Nesse artigo, pretendo passar uma breve orientação sobre como agir diante de uma situação de fraude envolvendo operações bancárias.

Primeiramente, é necessário entrar em contato com o seu banco para informar sobre o golpe. Logo depois, entre em contato com o banco para o qual foi creditado o dinheiro. Guarde o número de ambos os protocolos. Isso deve ser feito imediatamente. Logo depois, salve todas as informações que puder. Capturas de tela, números que entraram em contato, áudios, boletos eventualmente pagos, comprovantes de depósitos, etc.

Mesmo após salvar, não formate o seu celular, nem troque de aparelho até que tenha resolvido o caso Após salvar tudo, procure a polícia e faça um boletim de ocorrência. Logo depois, com o boletim de ocorrência em mãos, vá até a delegacia responsável pela investigação (vai estar indicada no B.O) e leve todas as provas que você salvou e peça providências. Por fim, procure um advogado e entre com uma ação judicial.

Caso não tenha condições de contratar um advogado particular, procure a defensoria pública ou o fórum da sua cidade. É importante lembrar que todo delito praticado em meio virtual deixa algum rastro e quanto mais rápido for iniciada a apuração, mais fácil será identificar os autores de crime e recuperar o dinheiro subtraído.