Daniela Maria – Colunista, Iridologista, Coach Emocional

Pensando em estratégia inteligente para gerenciar a Ansiedade, seria necessário concentrarmos nossos pensamentos 10% no passado, que serve como uma biblioteca, para acessarmos onde foi que erramos, para evitarmos cometar os mesmos erros; 30% no futuro, para projetarmos nossos sonhos, metas e objetivos, e 70% no hoje, no AGORA, que se chama PRESENTE. Porém na maioria das vezes não é o que acontece, e ao reverter essa situação, o excesso de passado leva a depressão, e o excesso de futuro a ansiedade.

Estudos mostram que esse mal acomete 1/3 das pessoas, assustador!? Considerando que, é intitulada pela medicina como uma patologia. A ansiedade é um estado psíquico em que ocorre uma produção excessiva de pensamentos e emoções tensas. Os sintomas básicos de ansiedade são: irritabilidade, intolerância, insatisfação, instabilidade, inquietação, transtorno do sono e, às vezes, sintomas psicossomáticos, como dor de cabeça, gastrite, tontura, nó na garganta, hipertensão arterial, queda de cabelo, dor muscular.

Os sintomas psicossomáticos surgem quando a ansiedade não é resolvida. Ela é transmitida para o córtex cerebral e vai procurar algum órgão de choque. No coração, gera taquicardia; na pele, prurido (ou seja, coceira); nos pulmões, falta de ar. Algumas pessoas têm mais facilidade para desenvolver esses sintomas do que outras.

Cada ideia, pensamento, reação ansiosa, momento de solidão ou período de insegurança fica registrado em sua memória e passa a fazer parte da colcha de retalhos da sua história existencial, do livro da sua vida. “A vida é um grande livro. É sua responsabilidade escrevê-la. E podemos considerar esse um dos pontos mais importantes, trazer essa auto responsabilidade pelo estado atual. Minha vida mudou completamente quando entendi essa frase: “Eu sou a (o) única(o) responsável pela minha vida e pelos meus resultados, consequentemente a(o) única(o) que pode mudá-los.”

O amor inteligente protege a emoção; então, Ame-se, pois o autocuidado, vai te proteger das emoções negativas, o fato sempre será um fato, a representação interna e importância que damos a ela que irá interferir nas nossas emoções. Cuide da sua comunicação, verbal, interna, corporal.

Exerça a gratidão: existe um estudo científico que mostra que, as pessoas que cultivam regularmente pensamentos de gratidão, conseguem aumentar até 25% o seu índice de felicidade. Manter um registro diário de gratidão durante três semanas consegue melhorar a qualidade do nosso sono e aumentar a nossa energia.

Ser feliz não é um dom genético nem privilégio de uma casta social. Ser feliz é contemplar o belo, é fazer diariamente das pequenas coisas um espetáculo aos seus olhos. Quem não treinar sua emoção para contemplar o belo viverá uma vida miserável, ainda que seja socialmente invejado. (Augusto Cury)

Seja o comandante de suas emoções! Te desejo um feliz Natal e Ano novo cheio de realizações! Até a próxima edição, recheada de muito conteúdo para você.

Para mais informações, acesse www.danielasaudeintegral.com.br