Evento que mexe muito com os brasileiros esse ano com uma expectativa maior dos torcedores pois a seleção vem fazendo uma boa campanha e uma ótima sequência de vitórias embalada com a nova formação de jogadores que vem forte para esse mundial.
Até o comércio local está investindo em estoque de camisas e assessórios da seleção vendo uma possibilidade de esquentar as vendas e resgatar aquela antiga prática de pintar ruas enfeitar com bandeiras. Como será no bairro São Francisco em Esmeraldas, em frente ao projeto Arte Pela Paz, que transmitirá os jogos da copa com um super telão para os moradores e população de Esmeraldas.
Segundo Anderson Presidente do projeto isso será algo inovador pois nunca foi realizado algo assim na cidade “Vemos em BH os pontos de encontro para ver os jogos e quero proporcionar aqui no meu bairro essa ação para os moradores. Ao invés de terem que se deslocar para BH ou outro lugar eles terão aqui um lugar confortável e muito bem equipado para se divertir e assistir aos jogos da copa, como foi o sucesso no evento teste no dia 15 de outubro do jogo do Atlético e Flamengo, onde fizemos a transmissão para os moradores para sentirem como será nos dias do jogos da seleção Brasileira. Pude ver como se divertiram com o telão trazendo muita emoção e alegria e vibração com o jogo.”
Essa empolgação toda é amparada pelas atuações e os números da Seleção Brasileira, ao golear a Tunísia por 5 a 1, no dia 27 de setembro a Seleção Brasileira encerrou o seu ciclo de treino para Copa do Mundo e só volta aos gramados na estreia do Mundial do Catar. O jogo contra a Sérvia, marcado para 24 de novembro, será o pontapé inicial do Brasil rumo ao hexa.
Porém, após a eliminação contra a Bélgica em 2018, os comandados de Tite disputaram um total de 50 jogos, entre amistosos, Copa América e Eliminatórias. Com 80,6% de aproveitamento, o Brasil conseguiu 37 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas. Apenas a Argentina (duas vezes, incluindo a final da Copa América 2021) e o Peru venceram a Seleção.
Quando o assunto é número de gols, os brasileiros balançaram as redes 111 vezes, tendo uma média de 2,2 por partida, além de só terem sofrido 19, terminando 33 partidas sem serem vazados. No total, o treinador Tite convocou 87 jogadores, porém, apenas 63 acabaram entrando em campo.
Por posição, considerando apenas os que atuaram, foram testados quatro goleiros, 11 zagueiros, quatro laterais-direitos, cinco laterais-esquerdos, 20 meio-campistas e 19 atacantes. 14 dos 63 estavam atuando por clubes do Brasil quando foram convocados. O restante jogou ou joga por times estrangeiros, com sua grande maioria no futebol da Europa.
O Mundial de 2022 começa no dia 20 de novembro e termina no dia 18 de dezembro. Esta será a primeira vez que a competição de seleções da Fifa é disputada no final do ano. O evento esportivo normalmente acontece entre junho e julho. A mudança tem como objetivo colocar os donos da casa para disputar a primeira partida da Copa. Além disso, a cerimônia de abertura, que seria realizada antes do jogo do Catar mas terá a realização de dois jogos do Mundial (Holanda x Senegal e Inglaterra x Irã), também será adiantada para domingo, antes da partida.
Antes da definição, as duas seleções envolvidas na partida já haviam concordado com a mudança, assim como a própria FIFA, que considerava mais adequado fazer a cerimônia de abertura antes da primeira partida da Copa. Com a alteração, o jogo entre Holanda e Senegal, que marcaria o início da Copa do Mundo, teve o horário alterado para as 19h locais (13h de Brasília). A mudança tem como objetivo deixar a partida para ser realizada num horário de maior audiência na Europa e na África.
Anteriormente, as seleções jogariam no dia 21, mas às 7h de Brasília (13h local). Já a partida entre Inglaterra e Irã foi mantida às 10h de Brasília (16h local) na segunda-feira, dia 21 de novembro. Apenas 8 seleções ganharam a Copa do Mundo. Equipes históricas são sempre as protagonistas das apostas, e campeões internacionais recentes chegam como opções firmes para a conquista da taça no Catar.
O ranking da Fifa, atualizado conforme o desempenho de todos os times, com o resultado das eliminatórias, dos amistosos e torneios em andamento, é um indicador que dá bons elementos para pensar em favoritismo. Em 2022, a América Latina está de olho no Brasil e na Argentina, invictos na classificação para o Catar e dominantes há anos no continente. Na Europa, a França – atual campeã da Copa do Mundo – e a Bélgica chegam como candidatas, com base no desempenho recente, no ranking mundial, elencos e adversários na fase de grupos.
Brasil
No papel, o Brasil é o favorito absoluto: é o primeiro no ranking oficial da Fifa, foi o primeiro nas eliminatórias da Copa do Mundo da Conmebol invictamente (tendo jogado um jogo a menos, com a Argentina), com 14 vitórias e três empates, e tem um elenco de luxo, com jogadores experientes em Copas e atletas de alto nível em seus clubes.
Casemiro, Vinícius Júnior, Gabriel Jesus, Fabinho, Éder Militão e Alisson Becker são apenas algumas das estrelas do elenco. Eles serão liderados por Neymar, atacante de 29 anos do PSG. Tite tem um histórico muito bom com a seleção, experiência e as ferramentas para ser campeão.
A seleção perdeu a final da Copa América contra a Argentina em 2021, mas o time ainda é superior aos rivais de plantão e, desde então, não conhece a derrota. Na Copa do Mundo do Catar, estará no Grupo G, com a Sérvia, Suíça e Camarões, o que parece ser uma primeira fase acessível para uma equipe do peso.
É a quarta vez que o Brasil disputa uma Copa do Mundo como líder do ranking mundial, mas não foi campeã em nenhuma delas. Na França, em 1998, perdeu a final contra o time da casa; na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, em 2010, foi eliminado nas quartas de final.
Vale ressaltar que o líder do ranking, registrado desde 1994, nunca conseguiu vencer o torneio. Na Copa da Rússia, em 2018, por exemplo, a líder era a Alemanha, que saiu na primeira fase, na última colocação de seu grupo. A França, que levantou a taça, estava em 7º lugar.
Os amistosos do Brasil se encerraram, agora a expectativa é saber a lista de jogadores que irão ao Catar. A convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo está prevista para o dia 7 de novembro. Podemos destacar Vinicius Jr. um dos principais atacantes do Real Madrid, é um dos nomes fortes para o ataque do Brasil no Catar.
Revelado pelo Flamengo, ele chegou na Espanha com apenas de 18 anos, desde então foi campeão da Champions na temporada passada. Vini foi convocado pela primeira vez em 2019.
O atacante Richarlison, de 25 anos, é um dos nomes bem cotados para ir a Copa. Revelado pelo Fluminense, ele foi convocado pela primeira vez em 2018 e desde então se tornou um dos grandes nomes das eliminatórias, entre outros jogadores.
Deixar um comentário