Janaína Fonseca – Jornalista e esteticista.
Quem aí está a todo tempo reclamando da alta temperatura, abafamento e secura do ar? Eu sou uma delas, apesar de gostar mais do verão que do inverno. O incômodo está muito relacionado ao tempo seco, que tem feito a Defesa Civil emitir constantes alertas à população da Grande BH.
Não há como brigar com o tempo, portanto, é hora de tomar os cuidados para não bombardear o corpo e a saúde. Em primeiro lugar, hidrate-se! Aumente a quantidade de água ingerida, pois o corpo vai gritar por isso. Não espere sentir sede. A hidratação é fundamental para manter a temperatura corporal, produzir suor para que o corpo não vire uma panela de pressão, manter o intestino funcionando e até mesmo controlar a pressão arterial.
Tome água, chás gelados, sucos. Evite refrigerantes, por causa do alto teor de açúcar e sódio, que podem inclusive provocar inchaços.
E por falar nisso, a retenção de líquido aumenta com o calor. Portanto, colocar as pernas para cima sempre que puder ajuda a reduzir os edemas e aliviar o peso nas pernas. Basta deitar na cama e colocar os pés na parede ou na cabeceira da cama – ou do sofá – para que os pés e pernas fiquem elevados: 15 a 20 minutos são suficientes.
E para proteger a pele, a água continua sendo um trunfo e o protetor solar um produto indispensável. Além do sol forte, o céu está com poucas nuvens, o que faz os raios ultravioleta chegarem com mais intensidade até nós. Se for fazer atividade ao ar livre, use bonés, chapéus, viseiras, óculos escuros e muito protetor solar. Evite exercícios ao ar livre em horários de sol a pino – como de 10h às 16h.
Banhos quentes, nem pensar. Acredito que muitos de nós nem aguentaríamos água quente, mas sempre tem aqueles adeptos. Banhos mornos, rápidos, e seguidos de uso de creme hidratante são as indicações para proteger a pele de desidratação e outros problemas, como coceiras, vermelhidão e até dermatites.
Cuidado com alimentos pesados, muito gordurosos e que podem se deteriorar rapidamente fora da geladeira, por exemplo. Opte por frutas, saladas, grelhados.
Se cuide, se proteja, e reze para que São Pedro abra as torneiras em breve!
Deixar um comentário