Valéria Flores – jornalista e editora.
O projeto Mala de Leitura – Alegria de Ler, que passou pelas cidades de Esmeraldas, Betim, Mateus Leme, Juatuba e outros municípios mineiros é um exemplo de atividades sociais com crianças e jovens. Mala de Leitura se transforma em uma estante expositora e funciona como uma biblioteca itinerante.
Objetivo é promover a sensibilização de leitores e provocar o gosto pela leitura literária em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, fomentando o prazer de ler, ouvir e contar histórias de forma lúdica e atraente. No projeto, crianças e jovens têm acesso e recebem livros infantil, infantojuvenil e juvenil.
Além de levar a biblioteca para fora de suas paredes, promovendo ações literárias em outros espaços e despertando nas crianças o prazer pela leitura, o Mala de Leitura transporta livros em segurança, ideal para ser apresentado em lugares sem bibliotecas. Literalmente, a mala se transforma em estante móvel e pode ser fixada em qualquer estrutura.
Seus bolsos transparentes exibem as belas capas coloridas dos livros, motivando as crianças a buscá-los. É confeccionada em tecido resistente, nas dimensões 1,40m x 1m (aberta, como estante), com 12 bolsas plásticas onde são alocados os livros. Ao ser fechada, para transportar os livros (tem alça), atinge as dimensões 40cm x 40cm.
Deixar um comentário