Evento

O Igarapé Sabor – Mestras e seus Temperos é uma festa popular, realizada na principal praça pública da cidade. Em 2019, atraiu mais de 30 mil visitantes, incluindo pessoas das cidades vizinhas e da capital. A expectativa dos organizadores para a quarta edição do festival é superar esse público em 2022.

O objetivo do festival é valorizar as mestras do município, que estão por trás dos belos pratos apresentados no evento. As mestras são membros importantes da cultura igarapeense. Elas representam a tradição da comida mineira, com destaque para o uso de ingredientes cultivados nos quintais de casa, prática que sempre fez parte da vida delas.

Muitas das mestras aprenderam a cozinhar com suas mães e avós. Algumas das mestras já são octogenárias. Com isso, além de fomentar a economia do município, a proposta do festival é incentivar as famílias para a preservação da memória gastronômica.

Estrutura

Durante o festival, a Praça Miguel Henriques, no Centro de Igarapé, se transforma em um espaço aconchegante para receber o público que aprecia a comida típica mineira. No total, 19 tendas formam a Alameda das Mestras, área onde o público tem oportunidade de conhecer e apreciar os pratos do festival.

Na Praça das Quitandas, o público tem oportunidade de saborear biscoitos, broas, bolos e outros quitutes fritos em tachos ou assados nos fornos gigantes montados no local.
No Palco da Cozinha, chefs convidados e Mestras preparam receitas da cozinha mineira e dão dicas culinárias ao público presente. Na manhã de domingo, o palco abre espaço também para criançada, que põe a mão na massa durante a realização do “Saborzinho”.

Já no Palco Principal, artistas locais vão se revezar em 10 shows, nos quatro dias da festa.

Premiações

Proposta e credibilidade do Festival Gastronômico Igarapé Sabor ultrapassam limites, divisas e fronteiras. Em pouco menos de três anos de realização, o evento já coleciona premiações importantes em âmbitos nacional e internacional.
O reconhecimento principal foi feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em abril deste ano. Ao participar do “Concurso Saberes e Sabores: as Mulheres Rurais no resgate da alimentação tradicional saudável e na proteção à biodiversidade”, o Igarapé Sabor recebeu menção honrosa da entidade de cooperação internacional.

Ao todo foram 170 participantes de países da América Latina e do Caribe, concorrendo nas categorias Receitas e saberes gastronômicos, e Empreendimentos agrícolas. Desse total, foram dois vencedores e dez menções honrosas para cada categoria, somando 20 distinções, das quais o Brasil ficou com 11. Das 11 menções feitas ao Brasil, Minas
Gerais ficou com duas, das quais, uma com Igarapé.

O Ministério da Cultura também reconheceu a representatividade do Igarapé Sabor para a população. Por meio do Prêmio Culturas Populares, o órgão federal classificou o festival gastronômico igarapeense como Ponto de Cultura Viva. A honraria é concedida a iniciativas que desenvolvem e articulam atividades culturais na comunidade, e
contribuem para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e diversidade cultural.

Em 2017, o Igarapé Sabor recebeu o Prêmio Cidadania Metropolitana. O prêmio é uma realização da Agência Região Metropolitana de Belo Horizonte visando reconhecer as boas práticas e iniciativas de entidades para fortalecer a cidadania metropolitana. Entre 47 finalistas, o Festival Igarapeense conquistou o primeiro lugar.

Evento: Festival Igarapé Sabor 2022 – Mestras e seus Temperos
Local: Praça Miguel Henriques da Silva (Praça da Matriz) Igarapé – MG
Período: 10 a 14 de julho de 2022 (de quinta-feira a domingo)
Horário: 18h às 23h (quinta e sexta-feira) 8h às 23h (sábado) / 8h às 17h (domingo)
Público aguardado: Mais de 30 mil pessoas
Realização: Associação das Mestras da Culinária de Igarapé – ASMECI.
Apoio: Prefeitura de Igarapé e Circuito Veredas
Patrocínio: Nesta edição o Festival é apresentado e patrocinado pela MINERAÇÃO USIMINAS, fomentado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Convidados: Chefs de cozinha Renato Lobato, Leonardo Simim, além de outras
autoridades ligadas às áreas de Gastronomia e de Turismo de Minas Gerais.