Valéria Flores – jornalista e editora.

No próximo dia 29 de maio lembramos o Dia Mundial da Energia e você sabia que, se for limpa, ela poderá salvar o planeta.  O cenário sobre o tema é que, nos últimos anos, a crise climática tomou proporções preocupantes por isso, governos do mundo inteiro se uniram para traçar estratégias de enfrentamento à crise. Essa união resultou no Acordo de Paris, que definiu como um dos objetivos, limitar o aquecimento do planeta para evitar consequências que geram desequilíbrio dos ecossistemas e trazem problemas como:

• Derretimento de geleiras e aumento do nível do mar
• Longos períodos de seca
• Enchentes e catástrofes naturais
• Erosão do solo
• Dificuldade no plantio e colheita
• Encarecimento de serviços básicos

Primeira aula noturna da turma de Educação de Jovens e Adultos, na escola iluminada com energia solar, na comunidade.

As consequências são muitas e afetarão a todos nós. Porém, o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima) trouxe um sopro de esperança nessa jornada: ainda é possível controlar o aquecimento global.
Mas, para isso, temos que diminuir a emissão de gases do efeito estufa gerados, majoritariamente, pela queima de combustíveis fósseis para geração de energia. Devemos criar um sistema global alimentado por energias limpas e renováveis!

 Então o que está esperando, com pouco mais de R$ 1 por dia você pode ajudar a mudar a vida das pessoas e impactar diretamente no planeta! DOE AGORA E APOIE as ações do WWF-BRASIL. Acesse https://doe.wwf.org.br/

Dia Mundial da Energia

A energia foi e é um recurso tão fundamental para a evolução da humanidade, mas agora também precisa ser revista e evoluir. Como observamos no relatório do IPCC, é fundamental substituir o velho modelo de geração de energia através da queima de combustíveis fósseis por um sistema limpo e renovável.

Instalação da minirrede, com os painéis fotovoltaicos na Vila Limeira, no sul do Amazonas.

De acordo com a Organização Mundial WWF, as ações na Comunidade Vila Limeira, na Resex, Médio Purus implementaram um projeto que levou energia solar ,24h por dia, para dezenas de pessoas no Sul do Amazonas. Essas pessoas, antes apenas tinham acesso à eletricidade durante três horas, no período da noite, por conta de um motor gerador movido a diesel. A ação do projeto da WWF elevou a qualidade de vida aos moradores e permitiu que a comunidade pudesse se desenvolver.

Comunidade toda é beneficiada

A comunidade participou de todo o processo, desde o início do projeto até a instalação final. Foi responsável pelas obras físicas de estrutura e foi treinada na instalação para dar manutenção básica ao sistema, além de monitorar remotamente a geração, o consumo e o carregamento de baterias. Saber quanto é gerado e controlar o consumo é fundamental para a sustentabilidade do sistema e bem-estar de todos.

A comunidade da Vila Limeira, no sul do Amazonas, vive em uma área remota com acesso apenas de barco.

Agora os moradores locais não precisam mais ir até o rio lavar roupas e louça e terão tempo para outras atividades, para o lazer e para a educação. Na semana da instalação, iniciou a primeira turma de educação de jovens e adultos, com aulas noturnas. E agora, os jovens da comunidade já sonham em fazer cursos, talvez até faculdade, por ensino à distância.