Levante a mão quem nunca pensou em empreender. Ter o próprio negócio e prosperar é o sonho de muitos brasileiros.

Infelizmente, muitos só colocam em prática o sonho quando se veem diante de um momento de necessidade, como em casos de desemprego. No “susto”, não são raras às vezes que ouvimos alguém dizer: “Empreendi. Não deu certo”.

Ao sondar o que aconteceu, o fato: não se preparou para ser empreendedor. Se você quer um dia empreender, mas ainda trabalha CLT, que tal começar agora a planejar uma transição? E o começo de tudo passa justamente pela “preparação”.

Para começar, faça cursos sobre o tema. O Sebrae e a Endeavor oferecem capacitações de qualidade e gratuitas. Ambos disponibilizam canais no YouTube com vídeos rápidos com dicas e orientações — uma boa pedida para quem tem pouco tempo para consumir conteúdo no dia a dia. Acompanhe especialistas no assunto.

Na internet existe vasto material em textos e vídeos. Formas de adquirir conhecimento não faltam! Participe de eventos presenciais que abordem o tema. Esses momentos são ótimos para fazer networking. Lembre-se que parcerias são importantes no empreendedorismo.

E quando estiver preparado e seguro, quem sabe você empreende antes mesmo de o desemprego bater na sua porta, não é verdade? Faça acontecer! O melhor da sua vida pode estar a um passo de você!

Até a próxima coluna!

Colunista: Renata Galdino