“Uma organização social, sem fins lucrativos a Associação Arte pela Paz foi criada por um grupo de artistas, que inicialmente desenvolviam missões evangelizadoras, mas que aos poucos foram também despertando o interesse em promover ações e projetos que buscassem garantir os direitos sociais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, assim define a instituição, o criador e gestor do projeto, Anderson Martins.

“Tenho em meu DNA a marca da resiliência, adquirida pelos aprendizados com meus pais, nascidos e criados na comunidade do Cafezal – no bairro Serra, em Belo Horizonte (capital)”, orgulha-se.

A instituição oferece a crianças e adolescentes, oportunidades de se desenvolverem por meio do esporte e educação, aperfeiçoando suas qualidades e competências, além de fazer o acolhimento de toda a família. Disponibilizamos cursos nas áreas de informática, recreação, judô, ballet e, futsal dentre outros. Hoje são cerca de 450 crianças e jovens atendidos com nossas ações socioeducativas e esportivas.

Anderson afirma, que para o próximo ano, a meta do projeto é atender aproximadamente 1.000 crianças e adolescentes no projeto Esporte do Futuro – Construindo Cidadania, que será expandido, também para os bairros Castelo Branco, Melo Viana, Alexandria, Dumaville e Novo Retiro, no município de Esmeraldas. Outra novidade atividade necessária, anunciada por ele é a implantação do projeto Gerando Bem Te Vis, com cursos de capacitação para os jovens e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

20 anos de atuação pela cidadania, com esporte

De acordo com ele, a Arte pela Paz, já acumula 20 anos com trabalhos voltados ao bem-estar geral do cidadão. “Primeiro precisamos nos inventar e em seguida, nos reinventar diversas vezes, porém sempre promovendo a paz com intuito de construir um mundo melhor, com os mesmos princípios, acreditando na Arte, Cultura, Educação e Esporte como importantes ferramentas para contribuir com uma sociedade inclusiva oportunizando aos beneficiados pelas ações da instituição, serem também cidadãos protagonistas de uma Cultura de Paz no meio em que vivem”, afirma Anderson.

As inscrições para o projeto estão abertas, continuamente, contudo, devido à grande demanda, temos uma lista de espera para que à medida que conseguimos aumentar a quantidade de vagas, entramos em contato com as famílias. Cada crianças podem participar de até três modalidades oferecidas; natação, judô, futsal, ginástica rítmica/ballet e atletismo.

Campeões em cidadania e na arte no judô

O projeto de maior destaque realizado pela instituição atualmente, é o Esporte do Futuro, Construindo Cidadania, que oportuniza atividades desportivas, gratuitas e sistemáticas, para 450 crianças, adolescentes e jovens nas comunidades; São Pedro, Santa Cecília, São Francisco e adjacências, Alexandria, em Esmeraldas/MG. Patrocínio da CEMIG. De acordo com o gestor social, hoje o projeto sobrevive pela contribuição de apadrinhamento, realização de eventos, campanha de arrecadação e doações. “Estamos trabalhando arduamente para conseguirmos outras fontes de recursos como do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA)” diz.

A associação comemora e se orgulha do fato de crianças e jovens atendidos na Arte pela Paz terem sido destaques, no Campeonato Mineiro de Judô. “Na 1ª etapa, em Matozinhos, ficamos em 3º lugar com 16 medalhas, sendo nove de Ouro. Na 2ª etapa, em Pará de Minas, ficamos em 4º Lugar com 19 medalhas, sendo 14 delas de Ouro e, já na 3ª etapa que aconteceu no último dia 20 de agosto, “em casa” na Cidade dos Meninos Ribeirão das Neves, ficamos em 1º lugar e conseguimos 36 medalhas e dessas, 28 medalhas de Ouro”, conta Anderson.

Para ele, esses resultados são provas de dedicação dos alunos assistidos pelo projeto e do trabalho desenvolvido pelo Sensei Cleres Rosa que, com os demais instrutores da associação, cuida de ensinar, de forma pedagógica e lúdica, conhecimentos, práticas e valores humanos, além de garantirem todo o suporte necessário para a evolução dos alunos, na modalidade esportiva do Judô.

Hoje a sede da Associação Arte pela Paz está situada na Avenida Brasília, 167, no bairro São Francisco, em Esmeraldas.

Anderson Martins, 45 anos, casado, graduado em Educação Física, pela PUC Minas, atuou profissionalmente, por 15 anos, como dançarino e produtor executivo, inclusive, com a realização de trabalhos em outros países como: Estados Unidos, Espanha, Argentina, Chile e Suécia. Na produção de artista, foi Assessor do Padre Fábio de Melo, quando teve a oportunidade de acompanhar o padre em viagem à Terra Santa, em Israel.

Anderson relata, que as dificuldades enfrentadas na vida o lapidaram e, em momentos de grande angústia e medo, por exemplo, quando precisou ir para as ruas para catar material reciclado, sem saber o que iria comer durante o dia, assim bem como, os momentos de alegria em família, que onde se reuniam para dançar e cantar, são responsáveis pelo profissional que se tornou.

“E foi por meio da dança de rua, que pude conhecer verdadeiramente a força transformadora do amor de Deus, ao receber um convite, para montar uma coreografia da música Jovem Livre, em ritmo de street dance, que mudou toda a minha vida.” finaliza o gestor social.

Projetos realizados pela Associação Arte pela Paz

Casa de Cultura – Na cidade de Esmeraldas, a Casa de Cultura funciona como um Centro de Planejamento e de Formação Cultural e Artística, possibilitando investigação, formação, produção e promoção de cidadania, no campo da arte e fomento à cultura, educação e esporte.

Festival BH NA PAZ – Um grande evento realizado, gratuitamente ao público, sempre em uma grande praça da cidade de Belo Horizonte, com participação de grandes artistas, acompanhados de novos talentos mirins.

Arte para Todos nas Unidades Prisionais – Projeto de ressocialização de presos do regime semiaberto e egressos, com ações de educação artística em 45 unidades prisionais.

Projeto Girassol Arte e Transformação Social – Realização de oficinas culturais e esportivas para 260 crianças e adolescentes em comunidades em situação de vulnerabilidade, no município de Esmeraldas/MG, com o objetivo de promover a garantia de acesso a seus direitos sociais e incentivar a convivência familiar e comunitária.

Projeto Esporte do Futuro Construindo Cidadania – Projeto leva atividades desportivas gratuitas e sistemáticas a 450 crianças e jovens vulneráveis, nas comunidades São Pedro, São Francisco, Santa Cecília e Castelo Branco em Esmeraldas/MG.

Construção do Parque Bem Te Vi – A proposta é construir um espaço ativo e dinâmico, para concentrar a realização de diferentes expressões culturais, sobretudo, aquelas que promovem os valores humanitários em prol do bem comunitário.

Campanhas de Arrecadação e Distribuição de Alimentos – Implementamos campanhas para arrecadar alimentos, frutas e verduras e compartilhar com a comunidade local, com o objetivo de combater a fome e promover inclusão e saúde.

Festival Esmeraldas na Paz – Realização de shows de artistas de reconhecimento nacional e artistas locais, totalmente gratuitos, em espaços públicos, favorecendo a ampliação de oferta e a fruição das manifestações culturais na cidade de Esmeraldas. Durante o evento se apresentam também performances de artistas mirins, crianças e adolescentes, das comunidades locais.

Modalidades Oferecidas

  • Informática
  • Ballet
  • Natação
  • Judô
  • Futsal, entre outros