Yasmim Trindade – Colunista

No artigo de hoje, falaremos sobre a importância de tomar boas decisões no contexto estudantil. Vamos discutir a escolha da faculdade e o desempenho que você espera de si mesmo, além das expectativas que outras pessoas depositam em você. Será que você está fazendo o vestibular ou escolhendo uma faculdade porque realmente deseja isso, ou apenas para satisfazer as vontades de seus familiares? Vamos descobrir!

Esta semana, uma estudante de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desistiu do curso. Segundo ela, a decisão foi motivada pelo ambiente hostil da faculdade e pelas pessoas ao seu redor. Essa aluna teve todos os recursos necessários para estudar em uma instituição pública, graças à boa vida proporcionada pelo dinheiro de seus pais. Ela tinha um carro, um apartamento, um computador, iPhone, tablet e não precisava arcar com nenhuma despesa. E por que, mesmo assim, ela abandonou a medicina?

A resposta está no próximo parágrafo.

Ela desistiu porque faltava amor, comprometimento e desejo. A vontade de seguir a carreira de medicina não era dela, mas das pessoas ao seu redor. Todos colocavam expectativas sobre ela, e, como qualquer ser humano, ela não conseguiu atender às expectativas de todos.

Por isso, não escolha uma faculdade, preste vestibular ou faça um concurso para agradar os outros. Faça isso por você, pela pessoa que você quer ser! Pergunte-se se você realmente deseja esse caminho e se ele faz parte do seu futuro, pois a única pessoa que pode conquistar as suas vitórias é você mesmo. Reflita sobre suas prioridades e vontades, em vez de se comparar com os outros.

Você é muito mais do que um número, muito mais do que uma estatística! As universidades públicas existem para você, sim, para aqueles que lutam por um futuro melhor, por uma sociedade formada por bons argumentos, com cidadãos que sabem em quem votar e apoiar, e que possuem princípios e conhecimento.

A sua realidade não deve definir quem você deseja ser. O dinheiro pode comprar muitas coisas, mas não compra conhecimento, foco, esforço e, tampouco, a vontade de um jovem que busca vencer na vida por meio dos estudos! Você pode ser o que quiser. Basta querer.

A vaga já é sua!

Está perdido por onde começar sua redação?

Aí vai à dica!