A responsabilidade na condução da experiência do cliente em uma empresa não é só do departamento de vendas ou de relacionamento com o cliente. É de todos que compõe a organização.
É preciso ter a consciência de que o cliente não espera viver a melhor experiência proporcionada por um Departamento específico, e sim de toda a Organização, que ele enxerga como um todo. Ele vê a Marca como um ser uníssono e único. Assim como o cliente não enxerga os terceirizados em uma empresa.
Se o profissional está à serviço dela, para ele não importa o modelo de contratação ou o vínculo que o colaborador tem com a Organização. Por isso é preciso preparar todo o pessoal para que tenham em conta de que o cliente viverá a melhor experiência em uma Empresa, com a participação de todo o time desta.
É imprescindível envolver os colaboradores como um time. Que todos tenham a percepção clara que uns são importantes para os outros e que o trabalho é interligado para o bem não só do cliente externo , como também do cliente interno. É mais fácil ganhar quando o jogo é coletivo.
Ter uma política de endomarketing, valorizando a qualificação, o treinamento e o envolvimento do colaborador com a política da Empresa é de suma importância. Uma relação de trabalho só não basta. É essencial mergulhar na cultura da empresa, fazer parte do DNA, contribuir com a melhoria dos processos, enfim, ser parte dela, entendendo o papel de cada um para todos jogarem juntos.
O cliente agradece pela melhor experiência que já viveu.
Artigo de Maurício Mendonça
Especialista em Marketing e Vendas Consultor, Professor e Palestrante.
Deixar um comentário