Na cerimônia de premiação do Concurso Cultural 2024, realizada na Escola Municipal Mário Alves Garcia, em Esmeraldas, estiveram presentes Patrícia Ferreira Dias, diretora do Sicoob Cred Esmeraldas, e representantes do Sicoob Crediesmeraldas. Entre os convidados estavam a professora Aldy Limma, que abraçou o projeto, a diretora Aline Mota, a vice-diretora Walquiria Alves, e membros da Secretaria de Educação do município.

Os alunos vencedores do Concurso foram, em 1º lugar – Sofia Luiza, 2º lugar – Evelyn Vitória e o 3º lugar – Bryan Nicolas.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Sicoob, promovida pelo Sicoob Cred Esmeraldas, e visa engajar aproximadamente 430 alunos do 3º e 5º ano de escolas locais em atividades artísticas e educativas com foco em sustentabilidade. No 3º ano, os alunos foram incentivados a expressar sua criatividade por meio de desenhos, enquanto os estudantes do 5º ano desenvolveram narrativas com o tema “Atitudes Simples, Escolhas Conscientes”.

Mislaine Nieiro, membro do quadro social do Sicoob Cred Esmeraldas, reforça o papel do projeto na promoção da cultura e do cooperativismo. Ela participa do desenvolvimento das atividades de contação de histórias, oficinas e palestras voltadas para as escolas e a comunidade. O Concurso Cultural 2024 do Sicoob Cred Esmeraldas reafirma o compromisso da instituição com a comunidade local, utilizando o cooperativismo e a educação como pilares para o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais consciente e responsável.

O concurso, realizado pela primeira vez em Esmeraldas, envolve três escolas da região: a Escola Estadual Visconde de Caeté, e as escolas municipais João Batista Belo e Feliciano Alves Diniz. O projeto também alcança outras localidades, como Betim, onde alunos da Escola Municipal Raul Saraiva participam do concurso.

Além de promover a arte e a escrita, o Sicoob Cred Esmeraldas integra princípios cooperativistas à iniciativa. O projeto trabalha com o 5º e o 7º princípios do cooperativismo – educação, formação e informação, e preocupação com a comunidade. Esses valores são levados aos alunos por meio da coleção “Financinhas”, que inclui livros de educação financeira, além de oficinas e palestras com o objetivo de formar cidadãos conscientes e responsáveis.