O Jornal Digital Esmeraldas quer apresentar a você este Projeto sensacional que tem ajudado tantos animais na nossa cidade.

O Projeto Tampinhas da Paroquinha visa a consciência ambiental, de saúde pública e de proteção aos animais em situação de vulnerabilidade. Foi criado em Esmeraldas, em agosto de 2021, por um grupo de cidadãos sensíveis as intenções do projeto.

O nome “Tampinhas da Paroquinha” é uma homenagem a nossa querida cidade de Esmeraldas, que em tempos passados era conhecida como Paroquinha.

Não somos uma ONG, somos um projeto com trabalho voluntário. Unimos a reciclagem, o combate consciente das zoonoses e o carinho pelos animais em situação de vulnerabilidade. Não recebemos animais e nem adotamos, somos responsáveis por arrecadar fundos para custear a castração daqueles que são elegíveis aos critérios do projeto.

Como funciona o Projeto

O Tampinhas da Paroquinha pretende angariar recursos através do recolhimento de tampinhas plásticas e revenda para recicladores.

Recolhemos tampinhas dos seguintes recipientes:

  • Garrafas de refrigerante, água mineral, e outras bebidas em garrafas de plástico;
  • Garrafas de sabão líquido, detergentes, desinfetantes e outros produtos de limpeza;
  • Recipientes de remédios, pasta de dente, desodorantes, shampoos, condicionadores, hidratantes e outros produtos estéticos;
  • Vasilhas de pote de sorvete;
  • Não são recebidos pelo projeto as embalagens, cartela de medicamentos, caixas de papelão e outros materiais não são recebidos.

 Em resumo, recolhemos tampinhas plásticas. Recolhemos também latinhas e seus lacres metálicos.

Os valores arrecadados da venda das tampinhas, latinhas e lacres nos centros de reciclagem são utilizados para castração de animais em situação de rua e vulnerabilidade.

Como são selecionados os animais:

Os animais elegíveis são encontrados em situação de rua e vulnerabilidade dentro do município de Esmeraldas. Não castramos animais que já possuem donos e moradia.

Ao identificar um animal para castração solicitamos:

  • Um responsável para levar e buscar na clínica veterinária;
  • Um responsável para acompanhar o pós operatório.
  • Se o animal não for adotado será devolvido para o lugar de origem já castrado e recuperado do procedimento cirúrgico.

Desde agosto de 2021 já castramos dez animais, boa parte deles foram adotados e já possuem um lar com amor e carinho.

Apoio

O projeto foi bem recebido pela comunidade esmeraldense. Muitos cidadãos do município têm nos apoiado com as tampinhas, latinhas e lacres metálicos. O comércio da cidade tem nos auxiliado colocando recipientes de coleta de tampinhas em seus espaços. Recentemente entramos em contato com a Secretaria de Educação do Município que tem discutido conosco como participar da iniciativa. Fomos muito bem recebidos pela Secretária Mariana e as conversas sobre o projeto seguem firmes.

Veterinário

Temos parceria com o Veterinário Luan Campolina Mota. Além de ser um grande entusiasta da inciativa ele também foi responsável por todas as 10 castrações custeadas pelo projeto. A Veterinária Luciene também já manifestou interesse em contribuir com seu trabalho.

Expectativas

Esperamos que em 2022 possamos contribuir mais com nossa cidade através da castração desses animais. Castrar é um ato de amor. A procriação descontrolada dos animais em situação de rua acarreta em crias indesejadas, atropelamento dos animais, violência com os animais em vulnerabilidade, transmissão de doenças em animais sem tutores, entre outras adversidades. Além disso, a falta de políticas públicas robustas nos faz refletir que o projeto contribui com a saúde, higiene e consciência ambiental para o município de Esmeraldas.

Veja como você pode ajudar:

Tampinhas

Vários comércios do município possuem pontos de entrega voluntária: Rações Campolina, Padaria Vovó Maria, Padaria Zé Panhoca, Padaria do Ducão, Padaria Pão com Queijo, Café Campolina, Karãos, Infolara, Superagro, Açougue do Alan, Drogaria Ótima, Casa de Cultura. O comerciante e qualquer outro cidadão que desejar nos apoiar basta entrar em contato.

Latinhas

Para contribuir com latinhas e lacres metálicos faça contato conosco através de mensagens (Direct) na página do Instagram que buscaremos no local indicado ou recomendaremos entregar na Infolara.

Sigam este Projeto incrível pelo Instagram: @tampinhasdaparoquinha