O mercado continua cada dia mais competitivo e fazendo os empreendedores se reinventar em suas profissões, principalmente em dias difíceis como os que vivemos com a pandemia, onde mudou tudo para o comércio, empresas de grande e pequeno porte com isso fomos buscar e ouvir um dos maiores empreendedores para saber e agregar dicas de como sobreviver em tempos como esse e nada melhor do que conversar com Ricardo Nunes que conta como está atuando nos dia de hoje e muitas dicas para você  empreendedor.

Ricardo conta para gente, atualmente você está em uma nova missão, de levar seu conhecimento para os empreendedores do Brasil, certo? O que te move nessa nova fase?

RN – Isso mesmo! Meu novo propósito é ajudar os empreendedores do nosso país, pois sei a realidade dura do empreendedor, sei como é a vida real. Ao longo de mais de 30 anos empreendendo pude vivenciar as mais diferentes situações. Passei por momentos difíceis, e tive muitos aprendizados ao longo dessa jornada.

Hoje eu sei o caminho das pedras de como empreender, a vida real de um pequeno, médio e grande empreendedor porque eu passei por várias situações e descobri como transformar um simples negócio numa Fábrica de Vendas.

Esse é o foco de todo conteúdo que compartilho nas minhas redes sociais hoje.

Para quem ainda não acompanha, meu Instagram é @ricardonuneseletro

Nos seus cursos e palestras o que você destaca que é fundamental para o empreendedor saber, e qual é o foco que você ensina?

RN – O que eu ensino é fundamental para forjar a alma do empreendedor de hoje transformar o seu negócio em negócio de sucesso.

Eu costumo dizer que venda soluciona qualquer problema e pra isso o empreendedor precisa ser doente por venda. Pensar em estratégias de vendas e no seu negócio 24h por dia, 365 dias no ano.

Nos dias 24, 26 e 27 de janeiro na CDL realizei um  evento para todos os empreendedores do mercado dos mais diversos segmentos aprender como vender muito todos os meses do ano, o evento teve o nome Semana Explosão de Vendas.

Vivemos hoje em um mundo digital, dentro dos seus cursos você também ensina o empreendedor como aproveitar a era digital?

RN – O mercado digital é importantíssimo para alavancar seu negócio, sem dúvida nenhuma. O empreendedor precisa estar presente em todos os meios de comunicação, e vender é a engrenagem que gira o seu negócio.

O empreendedor/vendedor precisa saber vender não só na loja, mas em todas os meios que permitirem interação com o cliente. A venda sempre será o foco e se ajustar aos meios é o que irá diferenciar seu negócio dos seus concorrentes.

Ricardo é possível um empreendedor alavancar ou retomar seu negócio ou retomar negócio, porém estão com receio por conta do momento atual do mercado?

RN – No Brasil, o empreendedor passa por muitas dificuldades. Eu já estive ao lado de diversos empreendedores: desde o menor até os maiores do mercado e sei de todas as estratégias para fazer seu negócio prosperar, mas foi começando do zero que cheguei onde estou hoje.

O empreendedor enfrenta uma onda de desmotivação de todos os lados… dos mais próximos que falam “pra que trabalhar tanto assim? do que adianta ter dinheiro e se matar de trabalhar” fora todos os problemas do próprio sistema, que dificulta a vida de quem gera empregos e faz a economia girar.

O empreendedor brasileiro precisa forjar sua alma para enfrentar todos esses problemas. Tem que pensar no seu negócio e transformá-lo numa fábrica de vendas. O dia que você não vende é um dia perdido. Não dá para perder venda. É pensar todo dia no seu negócio, nas estratégias de vendas e forjar sua alma de empreendedor para ter sucesso independente da situação atual do mercado.

Para finalizar nos dias que estamos vivendo hoje em uma pandemia, economicamente vivendo em dificuldades, vender ainda é um bom negócio ou esse novo mercado que você está hoje é o que você indicaria?

RN – O mercado brasileiro sempre teve dificuldades. Inflação, desemprego. Todo ano tem uma novidade no setor econômico do país. Se você busca agora o último estudo da CNC (confederação nacional do comercio de bens, serviços e turismo) em setembro do ano passado foi estimado uma estimativa de 4,9% de crescimento no varejo mesmo com a alta da inflação e foi pouco divulgada.

Antes do Natal, saíram reportagens dizendo que as vendas iriam cair pelo 2º ano consecutivo. E após o Natal foi noticiado que as vendas cresceram mais de 10% – ou seja, maior crescimento desde 2012. Os noticiários podem até vender o medo, porque notícia boa não vende, mas a verdade é que os consumidores estão querendo ir às compras, estão ávidos por novos bens e serviços. Só que para aproveitar essa onda, você precisa saber como atrair e converter esse cliente, ou seja, precisa fabricar venda.

Você empresário/empreendedor, está pronto pra isso?
Sabe como vender todos os meses do ano?

É esse o caminho que ensino todos os dias lá no meu canal do Instagram.

Saiba mais:
negociossc.com.br
@ricardonuneseletro