O que é?
Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.
O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação, as TIC’s.

Modalidades
Há duas modalidades no programa Wi-Fi Brasil:
Wi-Fi Brasil (GESAC): instalado em locais específicos como instituições públicas, escolas, bibliotecas, telecentros, unidades de saúde, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos rurais e outros;
Wi-Fi Brasil (Livre): instalado normalmente em praças públicas com acesso livre e gratuito ao público em geral.

Onde tem Wi-Fi Brasil?
Atualmente o programa conta com mais de 13 mil pontos em funcionamento, instalados em:
Escolas, Unidades de Segurança e unidades de serviço público localizadas em áreas remotas, de fronteira ou de interesse estratégico;
Entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, por meio das quais seja possível promover ou ampliar o processo de inclusão digital;
Aldeias Indígenas e Comunidades Quilombolas;
Localidades onde inexista oferta adequada de acesso à internet em banda larga, identificadas pelo MCom.
Havendo disponibilidade contratual e aprovação da área técnica, a solicitação é feita à contratada em até 20 dias, sendo que ela tem até 60 dias para realizar o serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão.

O Jornal Digital Esmeraldas entrou em contato com o Ministério das Comunicações, para obter informações se  algumas localidades da cidade de Esmeraldas, estão aptas a receber o Programa.

Segundo informações do Ministérios das Comunicações, o objetivo do programa é levar acesso à banda larga para localidades do país onde temos um baixo índice de conectividade, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. Importante destacar que o programa encontra-se em fase de testes e que os pontos já instalados tem o objetivo de verificar a viabilidade do projeto e buscar soluções que se encaixem nas diretrizes do Wi-Fi Brasil. As localidades atendidas serão aquelas identificadas com baixo índice de conectividade, conforme classificação do MCom.

O MCom pretende iniciar a implantação do programa  no segundo semestre de 2021, com a contratação de 2.000 (dois mil) pontos.  A conexão  contratada será de 20 Mbps e o objetivo é conectar as localidades com baixo índice de conectividade promovendo a inclusão digital das comunidades em estado de vulnerabilidade social.

No momento, o Ministério não dispõe de orçamento para atender a novas solicitações de conexões, contudo é possível ampliar o atendimento do nosso programa por meio de recurso de  emendas parlamentares  ou de  Termos de Execução Descentralizada celebrados com outros órgãos, como é o caso da nossa parceria com o MEC no programa Educação Conectada. 

Além disso, os  órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta, ou entidade sem fins lucrativos ou empresa pública ou privada, que celebrem parceria com o Ministério das Comunicações, por meio de Acordo de Cooperação Técnica poderão contratar conexão diretamente da TELEBRAS, no âmbito do programa Gesac.

Para outras informações a respeito do Programa Wi-Brasil entrar em contato conectividade@mcom.gov.br.