Yasmim Trindade – Colunista
Na coluna deste mês, falo sobre três matérias específicas que você, sem dúvidas, precisará dominar. Todas as matérias que caem no ENEM são necessárias, ao menos em seu básico, para que você realize a prova. O básico é a base para que você aprenda as demais matérias! Hoje, vou tratar de Matemática, Português e Biologia, abordando conteúdos essenciais dessas matérias para que vocês possam avançar e crescer nos estudos rumo a tão sonhada aprovação no ENEM!
A Matemática é, sem dúvidas, um desafio para muitos. Em algum momento, você já deve ter tido dificuldades com alguma matéria que envolva contas, pois a matemática é a base de muitas disciplinas que utilizam operações básicas. Aqui estão os tópicos fundamentais de Matemática para focar: divisão, multiplicação, porcentagem, equação de 1° grau, equação de 2° grau, estatística e probabilidade, razão e proporção, geometria plana e espacial, trigonometria, escala, gráficos e tabelas. Estes são alguns dos conteúdos básicos e específicos de Matemática que recomendo estudar.
Sou suspeita para falar de Biologia, pois sou fã de carteirinha dessa matéria! No entanto, reconheço que não é uma disciplina fácil devido aos diversos nomes que é preciso decorar para compreendê-la por completo. Aqui estão alguns tópicos para aprofundar em Biologia: ecologia, fisiologia humana, biologia celular, botânica, citologia, genética e bioenergética. Estes são alguns dos conteúdos básicos e específicos de Biologia que recomendo estudar.
O Português é uma das matérias que muitas pessoas acham mais fácil, mas também é repleta de desafios devido às inúmeras regras gramaticais. Para se aprofundar em Português, recomendo focar em: ortografia, pontuação, verbos, substantivos, adjetivos, pronomes, orações, concordância, crase, interpretação de texto, advérbios e colocação pronominal. Estes são alguns dos conteúdos básicos e específicos de Português que recomendo estudar.
Dica de Redação:
Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil – Segundo informações da PRF, nos primeiros anos de vigência da Lei Seca, houve uma redução de 5,7% no número de mortes em acidentes de trânsito. Existe um Plano Nacional de Redução de Acidentes, criado em 2011, cuja meta é reduzir em pelo menos 50% o número de mortes no trânsito até 2020.
Aí está um tema para que vocês possam treinar e aprimorar seus conhecimentos em redação! Até a próxima.
Deixar um comentário