No período noturno ou pela manhã bem cedo a atenção de moradores dos bairros de Esmeraldas é redobrada. As constantes falhas da rede de iluminação pública e a lentidão nos reparos, é motivo de preocupação para os moradores.
Adilson Ferreira dos Santos morador do Bairro São Pedro, relata que “saio de casa e ainda esta escuro, me desloco da minha rua até o final do ônibus e para chegar no final percorro algumas ruas do bairro e vejo que não temos uma iluminação boa, pois tem postes que tem uma luz fraca e outros estão com as lâmpadas queimadas isso nos coloca apreensivo pois da uma sensação de insegurança não só pra mim, mas para muitos outros moradores que percorre o mesmo trajeto que eu.”
Solange Paulina dos Santos também moradora do bairro São Pedro, nos relatou que “a iluminação na rua em que moro é péssima é muito escuro, muitas luzes queimadas tenho um receio muito grande pois meu marido saí ás 5hs para o trabalho, fico com muito medo de algo acontecer pagamos um absurdo pela contribuição de custeio e recebemos um péssimo serviço em nosso bairro.”
Já Valquíria Aparecida Dias Melo moradora do bairro Floresta Encantada relata “que iluminação não atende, e deixa muito a desejar, as ruas completamente escuras com pouca visibilidade precisa melhorar muito para atender o nosso bairro.”
Cleusa Amaral moradora do Centro de Esmeraldas, “eu não tenho nada a reclamar, morei na praça durante vários anos e atualmente moro próximo a praça do Rosário, tudo normal. A avenida que vai pro Bairro Castelo Branco deixa a desejar a iluminação é só de um lado da pista, deveria ser dos dois lados, fica bastante escuro assim que anoitece.”
Realizamos alguns trajetos para mostrar a precariedade da iluminação pública.
Na MG 432 na altura do Nossa Fazenda até a entrada do Bairro São Pedro contabilizamos 14 postes com luzes queimadas, como pode ser visto no vídeo abaixo.
Entramos em contato com Assessoria de Comunicação dos nossos vizinhos de Ribeirão das Neves em 24 de agosto/21, que recentemente realizaram mudanças na iluminação pública para melhor atender a população, para sabermos mais sobre a implantação deste novo sistema de iluminação e quem sabe Esmeraldas não entra neste mesmo sistemas!
Enviamos no dia 30 de agosto/21 as seguintes perguntas para Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Esmeraldas, para que fosse respondida pelo Prefeito Marcelo Nonato:
Prefeito Marcelo Nonato a população de esmeraldas não está satisfeita com a iluminação pública e reclama de ruas muito escuras e muitos postes com lâmpadas queimadas, sabemos que existe um setor responsável por essas demandas (inclusive também enviamos alguns questionamentos por e-mail para esta mesma matéria), mas o que queremos saber do sr. é, quais os planos de melhoria em relação a iluminação pública para a Cidade de Esmeraldas?
E o que o sr. acha da iniciativa dos nossos vizinhos de Ribeirão das Neves, que que aderiram a modalidade (PPP – Parceria público-privada)? Existe a possibilidade de Esmeraldas também aderir a este processo?
O que a população pode esperar de ações imediatas na melhoria da iluminação pública de Esmeraldas?
Obtivemos o seguinte retorno no dia 30 de agosto/21 da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Esmeraldas:
Em relação as essas demandas já tem uma empresa contratada.
Solicitamos no mesmo dia 30 de agosto/21 que nos fosse informado o nome da empresa contratada, qual tem sido a atuação dela? Esta empresa está atuando em Esmeraldas desde qual data? Qual o cronograma de atuação desta empresa? Nos enviassem o detalhamento do que será realizado pela empresa na cidade de Esmeraldas.
Até o fechamento desta matéria também não obtivemos retorno.
Sabemos que todos os bairros da cidade de Esmeraldas sofrem com este problema, e que a falta de iluminação adequada afeta diretamente na segurança da população, se tornando um dos problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança e acidentes.
O que esperamos é que sejam tomadas as providencias o mais rápido possível, pois no final das contas o maior prejudicado é o cidadão.
Por: Marcos Henrique San Juan/ Jornal Digital Esmeraldas
Moro próximo ao condomínio nossa Fazenda tive que pedir conta do trabalho porque não tinha mais condições de chegar no escuro porque era assalto todos os dias
Sendo que eu chegava as 23:40 da noite
Rua caete baorro sao francisco de Assis. Esta sem iluminação ate para nos que vao trabalhar a madrugada da medo de passar pela rua.obrigada
Parabéns pela matéria! É um absurdo essa escuridão aqui!
A prefeitura tem que atinar que a população aqui multiplicou rápido demais e medidas tem que serem tomadas com urgência!
Morro aqui na Petrolina tenho que ir c minha mãe n ponto as 4.40 d manhã ficamos c medo muito mal iluminando luzes fracas da medo