Uma marca de moda nunca anda sozinha. Sabemos que por trás dela existem pessoas que a impulsionam. Aqui, não seria diferente. Uma marca de moda é dividida por vários setores, desde a equipe de administração até costureiras, bordadeiras e outros profissionais.

O diretor criativo é responsável por dar um direcionamento criativo para criar campanhas, inovações e projetos para a marca. Não apenas isso, mas também é responsável por visitar todos os setores da marca à qual pertence, trabalha em conjunto com a equipe de marketing para trazer ideias de campanhas e revolucionar.

Seu principal objetivo é garantir que a mensagem da marca seja entregue de forma eficaz e gere o impacto necessário. Às vezes, as pessoas confundem o diretor criativo com o estilista da marca, mas são cargos totalmente diferentes dentro de uma empresa.

No entanto, é comum, principalmente em pequenas marcas, o diretor criativo também ser o próprio estilista da marca, o que não é um problema. Sempre é importante lembrar que o diretor criativo não trabalha sozinho, mas sim com uma equipe de diversos profissionais dentro da moda. Hoje, destacamos alguns nomes fortes no mundo da moda como diretores criativos de grandes marcas:

Paula Murta – Diretora criativa das marcas Skazi, Tufiduek, SClub e de marcas mineiras em Belo Horizonte, desde a criação das marcas há mais de 30 anos.

Waldir Gomes da Costa – Criador e idealizador. Graduado em Propaganda e Marketing, com aprimoramento acadêmico no Brasil e no exterior. Na década de 1980, posicionou as lojas C&A como as mais “fashion” no segmento varejista de roupas baratas.

Lucas Andrei – Diretor criativo do seu próprio ateliê, focado principalmente no público noiva. Também conhecido como estilista e diretor criativo dos chiques e famosos, Lucas Anderi participou do programa “Fábrica de Casamentos”, do SBT com o Discovery Home & Health, de 2017 a 2020. Em 2022, vestiu diversas personalidades do ramo da fama, como Larissa Manoela e Renata Kuerten.

Gisella de Pádua Andrade – Diretora criativa da sua própria marca, que desenvolve peças exclusivas, como customização e peças com pedrarias em jeans, ganhando destaque na moda mineira. Além disso, é responsável por outra marca voltada para o público carnavalesco, com peças exclusivas para o carnaval, tornando-se referência entre outros públicos-alvo.

Stédiny – Além de diretora criativa da sua própria marca, também é curadora de roupas de brechó. Com sua marca, voltada para peças de curadoria de brechó, também é responsável por ser produtora de estilo da sua própria marca, a Refratária Brechó.

Marcos Copitelys – Colunista do Jornal Digital Esmeraldas, é estilista e diretor criativo da sua própria marca, M COPITELYS. Com foco principalmente no público noiva, a marca também ampliou seu alcance para o público casual e noturno. Com oito anos no mercado, a marca se destaca na região por trazer editoriais e fashion films nas temporadas de suas coleções.