O nível do Rio Paraopeba sobe com as chuvas e deixa moradores das 9 comunidades em alerta total, Taquaras, Riacho, São José, Cachoeirinha, Vinháticos, Bambus, Fazenda da Ponte, Padre João e Vista Alegre em Esmeraldas. Moradores cobram da Câmara temática que inicie um plano de emergência para as regiões.
Segundo a moradora de Taquaras, Patrícia Passarela, “o rio está subindo, no local existem montanhas de rejeitos amontoadas nos quintais, ninguém aqui irá aceitar ir para abrigo em escolas como se fossem sem terra, lembrando que às pontes até chegarem em Taquaras já estão desbarrancando”.
Nosso jornalismo entrou em contato com a responsável da Defesa Civil de Esmeraldas, Letícia Gomes, para saber quais providencias estão sendo tomadas para o monitoramento e ação em caso do transbordo do rio.

 

Em resposta a Defesa Civil de Esmeraldas, informou que “a situação está sob controle no município, a Prefeitura Municipal de Esmeraldas antes do período chuvoso fez um simulado e criou pontos evacuação. Estamos monitorando junto com as comunidades quanto a elevação da água no rio Paraopeba, através da Defesa Civil e com o apoio da comunidade – NUPDEC, e caso necessário, será acionado o plano de evacuação”.
NUPDEC – É o elo mais importante do Sistema Nacional de Defesa Civil, ele é formado por cidadãos de cada comunidade que, através do trabalho voluntário e solidário, contribuem nas ações preventivas em áreas de risco, além de orientar e prestar socorro mais imediato nas situações de calamidades e emergência.
Os moradores seguem em alerta, pois ainda existem muito pontos com o rejeito que não foram retirados das comunidades, em caso de Risco ligue (31) 9391-1982 – Defesa Civil de Esmeraldas.
Atualização da Defesa Civil às 10:42 de 23 de dezembro – A partir desta madrugada, o volume do Rio Paraopeba baixou, Brumadinho, Belo Vale e na região de Esmeraldas.