O Cine Theatro Brasil Vallourec está completando 90 anos desde a sua inauguração e oferece uma programação especial de atividades gratuitas para celebrar o aniversário do espaço. A série de atividades acontecerá na próxima quinta-feira (14), de 8h às 21h. A data é a mesma de inauguração do prédio, que à época era considerado um dos mais altos de Belo Horizonte.

Começando às 8h, a banda da Guarda Municipal dará início com uma apresentação na entrada principal do Cine Brasil, na Praça Sete. A programação encerra às 21h com um número de artes cênicas no Grande Teatro. Para relembrar os tempos em que o Teatro de Câmara do cine foi a maior sala de exibição do Brasil, sessões de cinema também estão inclusas na programação.

“Convidamos o público a ocupar o Cine e o seu entorno, desfrutando de atrações que não apenas resgatam parte da nossa história como também reforçam a qualidade da nossa programação e a preocupação desse espaço em democratizar o acesso à cultura. O Cine é um ponto de encontro onde a cidade se apresenta, e é aqui que queremos reunir as pessoas”, diz Sandra Campos, gerente do Cine Brasil.

Ingressos Gratuitos!
Retiradas dos ingressos: 01 hora antes de cada sessão.
Todos os filmes serão exibidos no dia 14 de julho, no Teatro de Câmara, nos horários de sessão abaixo:

10H: “O Garoto” (1921) – Direção: Charlie Chaplin;
15H: “Scarface” (1932) – Direção: Howard Hawks;
18H: “M, O Vampiro de Dusseldorf” (1931) – Direção: Fritz Lang;
20H30: “Festim Diabólico” (1948) – Direção: Alfred Hitchcock

“O Garoto” (1921) – Direção: Charlie Chaplin

Carlitos, “O Vagabundo” – o mais famoso personagem de Charlie Chaplin – encontra uma criança abandonada: no início, ele tenta se livrar deste garotinho, mas acaba mudando de ideia e os dois desenvolvem uma peculiar relação paternal, uma relação cheia de cumplicidade e amizade, a qual pode acabar por conta de acontecimentos inesperados. Trata-se de uma das grandes obras do cinema mudo, um filme que ainda é capaz de produzir sorrisos e, talvez, uma lágrima de emoção.

“Scarface” (1932) – Direção: Howard Hawks

O filme conta a história de um gângster violento e ambicioso que trilha um insano percurso de sucesso entre os criminosos de Chicago. Ocorre, porém, que as fraquezas deste homem podem inspirar sua queda, o declínio de seu poder. Inspirado na biografia de Al Capone, “Scarface”, de Howard Hawks, é protagonizado por um personagem que deixou marcas importantes não só entre os personagens que habitam aquelas ficções que envolvem a máfia, mas em uma série de anti-heróis que povoam toda a sétima arte.

“M, O Vampiro de Dusseldorf” (1931) – Direção: Fritz Lang

Um misterioso assassino leva o terror a Dusseldorf. A polícia local não consegue capturá-lo. Como consequência, um grupo de criminosos ingressa em uma intensa caçada ao serial killer. Pode-se dizer que o julgamento que se segue põe em xeque a cólera de um povo.

“Festim Diabólico” (1948) – Direção: Alfred Hitchcock

Philip (Farley Granger) e Brandon (John Dall) buscam comprovar que realizaram o crime perfeito. Para isso, eles organizam um jantar logo depois de tirar a vida de seu amigo David (Dick Hogan), convidando os familiares da vítima e um de seus professores. Sob a atmosfera sombria deste encontro, o mestre do suspense, Alfred Hitchcock, criou um thriller inovador para o seu tempo.

Programação completa:
Veja abaixo a programação completa do especial de 90 anos do cine:

8h – Banda da Guarda Municipal | Entrada principal (Praça Sete)
9h, 13h, 15h, 17h e 19h – Visitas guiadas com o Educativo | Ponto de encontro na entrada principal
10h – Exibição de “O Garoto” (Charles Chaplin, 1921) | Teatro de Câmara
11h – Café com Memória | Entrada principal (Praça Sete)
12h – Coral Lírico de Minas Gerais | Entrada principal (Praça Sete)
15h – Coral Black to black | Entrada principal (Praça Sete)
15h – Exibição de “Scarface” (Howard Hawks, 1932) | Teatro de Câmara
18h – Baile da Dri | Entrada principal (Praça Sete)
18h – Exibição de “M, O Vampiro de Dusseldorf” (Fritz Lang, 1931) | Teatro de Câmara
19h – Trio Lampião | Quarteirão da Rua dos Carijós (Contato Fred 98612-3767)
20h30 – Exibição de “Festim Diabólico” (Alfred Hitchcock, 1948)
21h – Espetáculo de “Francisco –Do rio ao riso” | Grande Teatro

Local: Entrada principal, Grande Teatro, Teatro de Câmara e quarteirão da rua Carijós | Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte