Após a repercussão da matéria do Sr. José Dolarino, nosso jornalismo recebeu diversas reclamações de moradores que também estão na mesma situação, aguardando cirurgias, exames, entre outros procedimentos, relatos de que até os exames de sangue e urina estão levando mais 4 meses para serem realizados, além do Hospital 25 de Maio, não possuir o equipamento de ultrasonografia e nem o médico especialista para a realização deste exame, e a grande maioria dos pacientes que chegam ao hospital e precisam realizar algum exame de imagem (ultrassom), saem do local sem um diagnóstico concreto, pois dependem deste exame, sendo assim necessário agendar pelo posto de saúde ou realizar particularmente.

No dia 7 de fevereiro enviamos um e-mail para a Secretaria de Saúde apresentando esses questionamentos e principalmente sobre a demora do agendamento dos exames básicos (sangue, urina e fezes), e no dia 24 de fevereiro foi nos enviado um retorno da Secretária de Saúde, contendo as seguintes informações:

E-mail recebido da Secretaria de Saúde para o JDE na íntegra
Cumprimentando-a cordialmente, sirvo-me do presente para prestar as informações que foram solicitados no      e-mail recebido em 07 de fevereiro de 2023. A princípio informo que esta Secretaria Municipal de Saúde, iniciou estudo técnico das demandas de exame laboratorial, tendo em vista as solicitações existes e as possibilidades que auxiliarão na ampliação de serviços. No que se refere aos casos de ambas as pacientes, está sendo realizada a triagem das guias de acordo com a justificativa e nível de prioridade, sendo estes procedimentos realizados pelo médico regulador do município de Esmeraldas. Diante disso, a paciente já foi contatada para informar o dia que será a coleta dos exames, mas a paciente , pelos critérios da regulação, irá aguardar até que seja contemplada. 
No que se refere ao exame de ultrassom, os critérios médicos são de relevância para definição de como será realizado o exame, já que, se for possível, o paciente realizará o exame de forma eletiva (devido as condições clínicas analisadas pelo médico profissional), mas que, se houver a internação (devido as condições clínicas analisadas pelo médico profissional) o paciente terá o exame marcado para que seja realizado o mais rápido possível, em caráter de urgência. Por fim, ainda cabe mencionar que estamos promovendo processo de compra para aquisição de um ultrassom e contratação de médico especialista para que sejam realizados esses exames dentro do próprio Hospital Municipal 25 de Maio e, para os eletivos, estamos promovendo viabilização de exames nas demais unidades de saúde. 
Atenciosamente, 
João Alberto C. Campolina 
Porém diante deste retorno, ficamos sem as informações sobre quais seriam os critérios de avaliação sobre os pedidos de exames, sendo assim enviamos novamente outro e-mail no dia 24 de fevereiro.

E-mail enviado pelo JDE para a Secretaria de Saúde na íntegra

João e Suzane bom dia,

Infelizmente tenho que enviar e-mail novamente, para sanar as dúvidas que ficaram sem respostas.
Segundo João, em conversa por telefone existem alguns critérios em que são avaliados para a realização dos agendamentos de exames, me pediu para entrar em contato com Adelaide e a mesma me informou que não poderia me passar informações (ordens que ela recebeu, segundo a mesma), informações que precisamos para entender quais são os critérios avaliados quando a equipe responsável recebe um pedido de exame.
Exemplo do que o João nos relatou da Sra. – os critérios foram a idade e devido a sua comorbidade – diabete, porém no caso da , precisamos entender quais os critérios avaliados que a paciente terá que aguardar mais tempo para realização destes exames, sendo que a mesma já aguarda um agendamento há 4 meses. Lembrando que existem inúmeros pacientes na mesma situação e precisamos apresentar a população uma justificativa real e com veracidade.
Outras dúvidas são, qual a previsão de compra do ultrassom para o Hospital 25 de Maio e a contratação do médico especialista, o procedimento já iniciou, e onde foi divulgado?
Sobre um assunto que a Suzane conversou com o jornalista Marcos por telefone, sobre as obras da sala de ultrassom no Posto São Pedro, a secretaria de saúde já possui um cronograma (data de início das obras)?
Até a presente data, 13 de março, nosso jornalismo não obteve retorno da Secretária de Saúde, Suzane Avelar, o que nos preocupa, pois são informações de importância que a população precisa estar ciente. Nossa maior dúvida é, em outros municípios, a ordem dos exames é por ordem de chegada, independente de idade ou comorbidades, exceto, quando a uma solicitação do médico destinando urgência na realização dos exames.
No caso de Esmeraldas, não é desta forma que está sendo realizado e é o que estamos questionando, por isso, muitas pessoas padecem na espera de simples exames básicos. E o que nos impressiona é a falta de comunicação da Secretaria, pois segundo eles, há previsão de muitas ações, como por exemplo a construção de uma sala de ultrassom no Posto São Pedro, porém são informações que não foram oficialmente repassados.
Observação: Mais de um mês para conseguirmos informações, e o que recebemos foram informações incompletas.