Após inúmeras reclamações populares contra o fechamento das escolas rurais em Esmeraldas, no dia 30 de dezembro a Secretaria de Educação realizou um vídeo apresentando esclarecimentos de como será realizado o remanejamento dos alunos nas localidades Cachoeirinha, Vale Ribeiro da Costa, Porteira de Chaves e São José.

Porém o posicionamento do secretário não foi o suficiente, para os pais e responsáveis, onde um dos questionamentos e preocupação é sobre as condições das estradas para o remanejamento dos alunos, como foi informado no vídeo divulgado pela Secretaria de Educação, em uma das escolas a distância será de 5 km e outra citada será de 12 km, lembrando que estamos falando de crianças de 4 a 8 anos e que os transportes escolares não possuem segurança adequada, como cinto de segurança, além das condições precárias das vias.

Houveram também contra essas mudanças na educação acionamento do Ministério Público, realizado por vereadores, comunicadores, pais e comunidades afetadas.

Nosso jornalismo solicitou um posicionamento concreto, por parte da Secretaria de Educação, após toda a repercussão negativa destas mudanças, porém não obtivemos respostas. Segundo informação extra oficial, o executivo não irá ceder a essa pressão popular, caracterizando, de fato, que haverá o remanejamento dos alunos.

Deixamos aqui o espaço aberto para resposta do executivo.