A manifestação no bairro Recanto Verde foi pacífica e a reivindicação dos moradores do Recanto Verde era o cumprimento dos acordos que já haviam sido fechados no dia 17 de setembro em reunião na Prefeitura de Esmeraldas com o Prefeito Marcelo Nonato e outros representantes dos bairros de Esmeraldas.
No vídeo acima JB, vice-presidente da associação do bairro Recanto Verde, nos concedeu uma entrevista.
A intermediação das negociações entre os moradores e o representante da Copasa Fabrício, foi realizada pelo comandante Antuer e o tenente Rodrigues.
Conversamos com Sergio um dos moradores que participou das negociações e ele nos relatou que a Copasa assumiu um compromisso com eles onde será realizada uma manobra paliativa de enviar caminhões pipa para abastecer as casas que estão completamente sem água, e também o fechamento da água do bairro Nova Contagem seria realizado ás 15hs de hoje e vai até às 3hs para que o bairro Recanto Verde seja abastecido, isso ocorrerá um dia sim outro não, notícia que não agradou os moradores que questionaram que essa manobra não é a resposta que eles gostariam de ter recebido devido a tanto sofrimento por conta da falta de água no bairro.
Perguntamos qual seria a solução definitiva do abastecimento no bairro?
Sergio relatou “ Falta investimento da Copasa, que arrecada muito, mas não investe em melhoria pedimos que o Governador e Prefeito olhem para nossa situação e que envie recursos para que nosso bairro e a cidade de Esmeraldas tenha dignidade, já que pagamos todos os nossos impostos e gostaríamos de ser respeitados, concluiu”
Tentamos falar com o representante da Copasa Fabricio que estava presente, e ele nos informou que ele não esta autorizado a dar entrevistas.
Mais uma manobra que vai “empurrando com a barriga” falando no popular e o povo continua a sofrer com o desserviço da Copasa.
A 6ª CIA IND PM, controlou o trânsito e a segurança das pessoas que passavam no local e manifestantes.
A Copasa e a prefeitura a cada dia que passa nos mostra a falta de responsabilidade e compromisso com o cidadão Esmeraldense.
A 2ª Promotoria de Esmeraldas/MG
O Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Esmeraldas DETERMINOU, nos autos da Ação Civil Pública de nº 5002614-11.2020.8.13.0241, em tutela antecipada, a COPASA deve garantir “o abastecimento regular e contínuo de água na Cidade de Esmeraldas, com implantação de medida paliativa e emergencial, tal como a disponibilização de caminhões-pipa que garantam, no mínimo, 250 (duzentos e cinquenta) litros diários por residência, sob pena de multa”.
A decisão judicial diz que a Copasa deve fazer o abastecimento diretamente na caixa d’água da residência.
Entretanto, a ordem judicial vem sendo descumprida pela COPASA. Sendo assim, diante da recusa da referida empresa em cumprir com seu dever, solicito, na qualidade de morador e usuário do serviço público, que sejam tomadas as medidas cabíveis para a devida responsabilização, nos termos da decisão.
O morador que estiver sem água deve primeiramente abrir uma reclamação por telefone ou pelo aplicativo da Copasa avisando a falta d’água e solicitando o abastecimento emergencial. E se não for atendido pelo caminhão pipa, deve enviar um email para a Promotoria de Justica de Esmeraldas: pjesmeraldas@mpmg.mp.br com o número de protocolo, endereço, nome e CPF do reclamante.
Temos que dar um basta nessa situação, pois temos direito ao abastecimento de água contínuo.