Marcos San Juan – Jornalista

Hoje quero falar sobre os aproveitadores, são, aquelas pessoas que ficam te rodeando, alisando seu trabalho, como se o valorizassem, mas agem com indiferença e, por trás, copiam tudo o que você faz. No entanto, não têm a coragem e humildade de reconhecer seu valor, uma situação lamentável quando nos deparamos com essas pessoas que, ao invés de se esforçarem para desenvolver suas próprias habilidades, preferem se apropriar do trabalho alheio.

O pior de tudo é que, muitas vezes, ainda criticam seu desempenho, seja de forma direta ou indireta. Para lidar com esse tipo de situação, é crucial manter distância e não dar atenção ao que dizem. Ao fazer isso, evitamos dar visibilidade a esse tipo de pessoa, que, na verdade, é incompetente em suas atividades e busca em desmerecer o próximo com uma forma de justificar seus próprios fracassos.

A melhor resposta a essas atitudes é focar em nosso próprio crescimento e desenvolvimento, devemos continuar nos aprimorando e criando táticas e estratégias para crescer a cada dia em conhecimento. Saiba que certamente essa pessoa vai falar mal, mas vai te copiar.

O que nos torna pessoas vencedoras e diferentes? É a busca constante por conhecimento e a nobreza em reconhecer as pessoas ao nosso redor, entendendo que cada um possui sua subjetividade. O maior fator que nos destaca em meio a multidão é sermos verdadeiramente pessoas humildes.

“Ser humilde não é pensar menos de si, mas pensar menos em si.” Assim, faremos certamente a diferença em nossas vidas e na vida das pessoas do nosso cotidiano, ao adotarmos essa postura, não apenas nos protegemos dos aproveitadores, mas também demonstramos a força que reside na humildade e na busca incessante pelo conhecimento. Dessa forma, não apenas crescemos como indivíduos, mas também contribuímos para um ambiente mais positivo e produtivo ao nosso redor.26