Jonathan Guedes – Colunista

Contamos nesta edição sobre os helicópteros, onde existem diversas curiosidades, que você nem imagina. Começando por uma delas, você sabia que um helicóptero não possui hélice, o verdadeiro nome se chama Rotor e para cada tipo de aeronave, o piloto deve realizar um curso para aprender, antes mesmo de pilotar (mesmo já sendo habilitado), e ainda, as aeronaves de 2 lugares não são obrigatórios possuir a caixa laranja, mais conhecida como caixa preta, apenas as aeronaves que portam 5 lugares ou mais.

O combustível usado se chama Avigás ou seja um combustível de preço mais elevado, um voo de 30 minutos,  pode custa R$800 reais, só de combustível!

Além disso existem outros custos para manter um helicóptero. Outra curiosidade, é preciso se habilitar, a pessoa deve realizar um exame psicológico bem-detalhado, logo após, um curso e uma prova pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e depois são necessárias as horas de voo obrigatório, para assim, se torna um piloto privado. Agora quem deseja ser um piloto profissional, é necessário a realização de uma inclusão como piloto comercial e assim poderá seguir a carreira de sucesso, o investimento é bem-elevado, mais os ganhos são excelentes.

Para o perfil de um piloto é importante que a pessoa goste de geografia, estude o clima, porque tudo isso é muito importante quando se está nos ares, além disso, é de extrema importância ser uma pessoa alerta.

O Comandante Bosco me recebeu e abriu as portas da sua escola de Aviação Civil à Efai.

“Obrigado a todos dá Efai e principalmente a Paulinha, com um talento enorme com artes e possui com quadros lindos”.

Retornando o assunto dos helicópteros, você sabia o custo de um helicóptero é maior que de um avião? Mas, uma vantagem é que o helicóptero pode fazer um pouso em qualquer canto, tendo um campo de futebol ou um espaço, já um avião necessita de uma pista para pouso.

Uma dúvida de muita gente, helicóptero pode voar com as portas abertas? Desde que as postas sejam de correr sim, porém, depende da velocidade e há outros modelos que não necessitam de portas.

Mulheres grávidas também podem fazer voos, isso não prejudica!

Outra pergunta muitas vezes questionados, o piloto quando faz o curso ele está preparado para um problema? A resposta é sim. A escola realiza voos de emergência, onde são feitas simulações deste tipo de situação, então fique tranquilo e confiei no seu piloto.

Espero que você tenha gostado das curiosidades e em outubro teremos mais curiosidades para vocês. Você pode conferir mais vídeos sobre os Helicópteros no Instagram @jonathanguedesferrarri

Fiquem conectados no Jornal Digital Esmeraldas. Abraços e me siga no Instagram e envie suas sugestões.