Na noite de domingo, 15 de outubro, um evento que ocorria na região do bairro São Pedro, em Esmeraldas, chegou a um fim abrupto após uma intervenção da Polícia Militar. Segundo relatos de alguns participantes presentes no local, a ação teria sido desencadeada por um dos policiais nitidamente “nervoso” após um incidente envolvendo motoqueiros, dos quais um colidiu com uma das viaturas. A partir deste ponto, o policial teria solicitado reforços e ordenado que todos os presentes deixassem o local.

A ação da Polícia Militar gerou indignação entre os participantes do evento, que alegam que a resposta foi desproporcional diante das circunstâncias. Muitos se questionam sobre a necessidade de uma abordagem tão enérgica, especialmente considerando o fato de que o som havia já sido desligado, e no local estavam presentes famílias e crianças. Segundo o proprietário, no momento do ocorrido estavam no local por volta de 30 pessoas.

Entramos em contato com Cap. Frederico, Subcomandante da Unidade (6ª Cia PM Ind), que nos informou que as guarnições depararam com evento, ao que tudo indica, irregular (sem alvará) e com ocupação da via pública. A situação é de conhecimento da Unidade e será instaurado um procedimento interno apuratório para se investigar as causas da intervenção e se houve qualquer ação fora dos manuais técnicos profissionais da PMMG.