Marcos San Juan – Jornalista

Os “fantasmas políticos”, são aqueles que desaparecem dos holofotes por quatro anos após uma derrota nas urnas, seja no executivo ou legislativo. No entanto, quando uma nova oportunidade de disputa se avizinha, ressurgem como o mítico “Mestre dos Magos”, trazendo consigo uma mala cheia de propostas e discursos empolgantes de progresso e transformação para nossa amada cidade.

Com voz eloquente, apontam os problemas que assolam nosso município e oferecem soluções como se detivessem a chave mágica para uma vida melhor para todos nós. Mas eis a pergunta que não quer calar: onde estiveram durante esses quatro anos de ausência? Onde estavam as propostas salvadoras que agora parecem tão claras em suas mentes? As promessas de progresso, educação de qualidade, saúde acessível, infraestrutura sólida, transporte público eficiente, geração de renda, cultura vibrante e turismo florescente.

O “fantasma político”, nos lembra aquela pessoa que some e aparece apenas para assombrar a cidade com suas “promessas” de sempre, mas ficou 4 anos sem ninguém saber onde estava. Estamos falando do progresso palpável de áreas cruciais de nossa cidade. A população anseia por uma vida substancialmente melhor, e não por um breve lampejo de participação. Portanto, caros munícipes, é hora de discernir aqueles que escolhem o exílio autoimposto durante os períodos de não-eleição, mas que se apressam em curtir nossas fotos nas redes sociais.

Devemos lembrar daqueles cujos nomes já se mancharam na política, mas que agora clamam pelo bem-estar de nossa cidade. Seus discursos podem soar harmoniosos, mas seus históricos contam uma história bem diferente. Não caiamos na armadilha do engano. Busquemos fatos concretos e propostas embasadas na realidade.

Momentos assim exigem que deixemos de lado as lentes partidárias e observemos quem está realmente empenhado em fazer uma mudança genuína na cidade que amamos. Não podemos permitir que, por mais quatro anos, sejamos representados por aqueles que, na verdade, não nos representam. A cidade merece compromisso, ação e resultados, não promessas ocas. É hora de construirmos um futuro melhor, sem nos deixar seduzir por meras ilusões eleitoreiras e sem uma formatação de aplicabilidade em nossa querida Esmeraldas.